Açoriano Oriental
Norte-americano e micaelense formam duo “I Got the Blues”

Natural da Carolina do Sul, Brad Majors quis partilhar os sentimentos dos blues com os açorianos e encontrou em São Pontes a “alma” para o fazer

Norte-americano e micaelense formam duo “I Got the Blues”

Autor: Ana Carvalho Melo

A micaelense São Pontes e o norte-americano Brad Majors formam duo “I Got the Blues” que na próxima sexta-feira vai atuar no Festival Faial da Terra Blues.

Esta dupla surgiu durante a pandemia por ideia de Brad Majors ao descobrir como os açorianos gostavam de blues.

“Quando me disseram que os açorianos gostavam de blues, eu questionei-me do porquê e então descobri o fado. São dois tipos de música quase idênticos. Os portugueses até têm a palavra saudade que representa os blues”, revelou Brad Majors.

E desta descoberta surgiu o contacto com São Pontes, desafiando-a a iniciarem um projeto de blues.

“Estávamos a meio da pandemia quando eu recebi uma mensagem do Brad, que na altura não conhecia, a perguntar se eu queria começar um projeto de blues. Eu gosto muito de blues mas nunca tinha cantado nem sabia se a minha voz se ia adequar”, contou São Pontes, revelando: “como na altura ninguém estava a tocar, achei que valia a pena experimentar. E depois de alguns ensaios, atiramo-nos de cabeça a este projeto”. 

Já Brad Majors afirma que descobriu em São Pontes “uma alma nascida no Mississípi” que compreende de forma única este tipo de música.

Então começaram a ensaiar e logo que possível a atuar em público, o que acontece com regularidade no bar Lava Jazz.

“Nós apresentamos diferentes tipos de blues da forma que os cantores originais de delta blues o faziam, ou seja, com uma voz e uma guitarra, de forma a que se possam apreciar as emoções que estão a ser despertadas, à semelhança do fado”, explicou Brad Majors.

Sobre repertório deste duo, São Pontes explica que tem músicas de homenagem aos primeiros criadores dos blues, assim como originais.

“O Brad apresentou-me a um rol de músicos que eu não conhecia e começamos pelas músicas das origens blues, das quais tentamos fazer a nossa interpretação, valorizando o nascimento dos blues. Depois foram surgindo propostas e também incluímos originais do Brad”, contou São Pontes.

Agora surge a oportunidade de se apresentarem num festival, o que representa a oportunidade de tocar para um público diferente.

“Seremos sempre muito leais à Sílvia e à Cláudia do Lava Jazz que nos tratam como família, mas esta será uma nova oportunidade de levar a nossa música a outras pessoas e estamos muitos excitados com esta possibilidade de ver como mais pessoas reagem à simplicidade dos delta blues”, afirmou o músico.

Brad Major é da Carolina do Sul e trabalhou em publicidade em várias partes dos Estados Unidos.

Ao aposentar-se sentiu que se seria tempo de viver uma nova aventura e nessa altura, juntamente com a mulher, começou a procurar um país onde pudessem ser bem recebidos, tendo escolhido Portugal.

Começaram por visitar o continente, tendo estado em Lisboa, Faro, Porto, Coimbra, locais que apesar de terem gostado consideraram não era o que procuravam.
Até que chegaram a São Miguel e logo no terceiro dia de visita decidiram que queriam viver nos Açores, onde estão desde janeiro de 2019.

Brad Majors tocou guitarra no liceu e na universidade, mas depois parou de tocar até estabilizar a sua carreira. Por volta do ano 2000 voltou a tocar, tendo pertencido a algumas bandas de jazz nos Estados Unidos.

Por sua vez São Pontes já integrou vários projetos na Região, sendo atualmente também a vocalista da banda Alquimia.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados