Açoriano Oriental
Morreu Medeiros Ferreira
Faleceu hoje aos 72 anos o professor universitário e polí­tico, Medeiros Ferreira
Morreu Medeiros Ferreira

Autor: Susete Rodrigues

O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, professor universitário e socialista, morreu hoje aos 72 anos.

O corpo do histórico militante socialista vai estar em câmara ardente, a partir das 14h00 (hora dos Açores), no Palácio Galveias, no Campo Pequeno, em Lisboa.

José Manuel de Medeiros Ferreira é natural de Ponta Delgada.

Estudou no liceu em Ponta Delgada, na atual Escola Secundária Antero de Quental. Ganhou o gosto pela história, graças à influência de um professor - João Bernardo de Oliveira Rodrigues - a quem dedicou o oitavo volume da História de Portugal que assinou, num conjunto de volumes coordenado por José Mattoso.

Medeiros Ferreira foi dirigente partidário, deputado e governante após o 25 de Abril de 1974, professor e historiador da Universidade Nova de Lisboa. Foi ainda dirigente associativo nas lutas estudantis contra a ditadura de Salazar, tendo sido expulso de todas as universidades do país, pelo período de três anos, por causa da luta contra o regime.

Estudou Filosofia em Lisboa, licenciou-se em Ciências Sociais em Genebra e doutorou-se em História na Universidade Nova. Esteve exilado na Suíça entre 1968 e 1974.

Medeiros Ferreira foi deputado à Assembleia Constituinte, ministro dos Negócios Estrangeiros do governo chefiado por Mário Soares. Ele e outros elementos da ala direita e reformista do PS (incluindo António Barreto e Francisco Sousa Tavares) criaram, em 1978, o movimento reformador ou movimento dos reformadores que, em 1979, se juntaria à AD de Sá Carneiro. Voltaria depois ao PS.

Na década de 80 foi agraciado com a Grã-cruz da Ordem do Infante D. Henrique e no final da década de 90 foi agraciado com a Grã-cruz da Ordem da Liberdade.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados