Açoriano Oriental
Vasco Cordeiro diz que Medeiros Ferreira foi "um dos grandes açorianos dos tempos recentes"
O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, disse que José Medeiros Ferreira foi "um dos grandes açorianos dos tempos recentes", que "nunca esqueceu" as ilhas no seu percurso como académico e político.
Vasco Cordeiro diz que Medeiros Ferreira foi "um dos grandes açorianos dos tempos recentes"

Autor: Lusa/AO Online

 

Vasco Cordeiro, que falava aos jornalistas em Ponta Delgada, manifestou um "sentimento de enorme perda" para Açores com a morte hoje do ex-ministro dos Negícos Estrangeiros José Medeiros Ferreira.

O presidente do executivo regional e do PS/Açores disse que tudo o que se tem dito sobre as qualidades pessoais, académicas e políticas de Medeiros Ferreira é de "inteira justiça" e destacou a relação que sempre manteve com os Açores, de onde era originário.

"A forma como os Açores estiveram sempre presentes na vida de José Medeiros Ferreira, do ponto de vista pessoal, na sua grande paixão pelas nossas ilhas, pelo seu interesse, pela sua curiosidade por tudo quanto aqui se passava nas mais diversas vertentes, o grau de compromisso que também tinha com a sociedade açoriana, com pensar os Açores", elencou.

Vasco Cordeiro recordou que como académico, Medeiros Ferreira refletiu sempre sobre "o papel que os Açores desempenharam e desempenham", sobretudo, nas relações internacionais.

A nível político, sublinhou que esteve ligado, como deputado na Assembleia da República, a "medidas fundamentais" para o "reforço da autonomia" das ilhas, como a Lei das Finanaçs Regionais de 1998 e duas revisões constitucionais.

Acrescentando ainda a "ação política nacional", como "o ministro dos Negócios Estrangeiros que solicitou a adesão de Portugal à então CEE", o seu papel como eurodeputado e, antes de tudo isso, o seu contributo na luta pela democracia portuguesa, Vasco Cordeiro considerou que Medeiros Ferreira "pode ser considerado como um dos grandes açorianos dos tempos recentes".

"Um dos grandes açorianos que se afirmou pela sua inteligência, pelo seu percurso académico, pelo seu percurso político, mas um dos grandes açorianos que nunca esquecu os Açores", afirmou, dizendo que esta é uma "grande perda" para os Açores e para a forma como o arquipélago "também se afirmava" através de José Medeiros Ferreira.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados