Açoriano Oriental
Manuel Alegre destaca contributo para a democracia
O antigo deputado do PS Manuel Alegre destacou o contributo do socialista Medeiros Ferreira para a resistência antifascista e para a construção da democracia portuguesa, considerando que "marcou a história portuguesa".
Manuel Alegre destaca contributo para a democracia

Autor: Lusa/AO Online

 

"Era, além do mais, um amigo, um companheiro de geração, um grande político que marcou a história portuguesa contemporânea, quer na luta estudantil, quer na resistência antifascista, quer pelo seu contributo para a construção da democracia", disse Manuel Alegre, em declarações à Agência Lusa.

O historiador e político José Medeiros Ferreira morreu hoje, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, aos 72 anos.

Manuel Alegre lembrou o amigo de "há mais de 50 anos", com quem lutou "no movimento estudantil dos anos 60" e com quem partilhou o exílio, tendo estado algumas vezes juntos na Argélia.

"Foi, daquela geração, um dos políticos mais inteligentes e até com maior sentido de futuro", afirmou Manuel Alegre, destacando ainda que Medeiros Ferreira foi um dos membros do governo "mais novos" e que foi ele quem acabaria por assinar o pedido de adesão de Portugal à CEE.

Em 2006, Medeiros Ferreira distanciou-se de Manuel Alegre, acabando por apoiar a candidatura de Mário Soares à Presidência da República, "uma opção que ele fez" que não alterou a relação de amizade, frisou o ex-candidato presidencial.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados