Autor: Lusa/AO Online
"Ao longo da sua vida, teve destacada e exemplar intervenção cívica, sendo, na verdadeira aceção da palavra, um homem de pensamento e de ação. Os portugueses reconheciam em José Medeiros Ferreira um dos intelectuais mais notáveis do país, que sempre se caracterizou pelo amor à liberdade e pela independência de espírito", lê-se numa mensagem de condolências enviada pelo chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, à família de Medeiros Ferreira, que morreu hoje em Lisboa.
Na missiva, Cavaco Silva recorda ainda o historiador e político como um "combatente pela liberdade" e o facto de ter sido exilado político, destacando os cargos desempenhados como deputado à Assembleia Constituinte e ministro dos Negócios Estrangeiros do I Governo Constitucional.
"Europeísta convicto, desempenhou papel decisivo nos alvores da adesão de Portugal às Comunidades. Enquanto académico e ensaísta, deixou-nos reflexões de rara profundidade sobre a História da Europa, o seu presente, os seus caminhos de futuro", acrescenta ainda o Presidente da República na mensagem.
-
Lúpus afeta aproximadamente 166 pessoas nos Açores
-
Cultura e Social
Projeto musical Bermim promete viagem interior para fazer ponte com os Açores