Açoriano Oriental
Reestruturação da Administração Central do Estado
Ministério da Justiça coloca 327 funcionários no regime de mobilidade especial
O Ministério da Justiça (MJ) colocou 327 funcionários das carreiras administrativa, auxiliar e operária no regime de mobilidade especial do pessoal da Administração Pública, disse hoje à Lusa fonte governamental.

Autor: Lusa/AO
Segundo o Ministério, a administração da Justiça “já não carece destas carreiras na mesma medida em que o fazia no passado, por via da modernização tecnológica e da concentração e racionalização dos serviços”.

    Os serviços e organismos do MJ com maior redução de efectivos serão a Direcção-Geral de Reinserção Social, a Direcção-Geral dos Serviços Prisionais e o Instituto dos Registos e Notariado.

    Conde Rodrigues, secretário de Estado adjunto do ministro da Justiça, referiu à agência Lusa que este foi o "culminar de um processo de reestruturação", que diminiu alguns serviços e extinguiu outros e em que se fez "uma avaliação das necessidades dos recursos humanos em função das novas leis orgânicas e das funções atribuídas ao MJ".

    Feita a avaliação, serviço a serviço, o número a que se chegou foi de 327, indicou Conde Rodrigues, notando que este "não é um processo fechado", pois todos os anos há pessoas que se aposentam e existem áreas em que se tem de fazer uma actualização de quadros.

    O regime de mobilidade dos funcionários públicos prevê a troca, cedência ou destacamento de funcionários entre serviços da Administração Pública.

    O secretário de Estado indicou que esta racionalização de meios corresponde a uma economia de três milhões de euros, verba que poderá ser utilizada, por exemplo, no "melhoramento do sistema judicial".

    Dados do Ministério indicam que, “com a publicação das leis orgânicas do MJ e dos seus serviços e organismos, procedeu-se à extinção, fusão e reestruturação dos serviços e organismos, que se saldou numa redução de 25 por cento dos cargos dirigentes".

    O MJ considera que “este esforço de racionalização e recrutamento moderado e selectivo” vai “melhorar a qualificação média dos seus quadros, adequando-os às exigências funcionais de uma Justiça moderna”.

    Conde Rodrigues apontou que o MJ já tinha iniciado a reestruturação do antigo Instituto de Reinserção Social, com a passagem recente de 120 técnicos para o Instituto da Segurança Social, que passou a ter novas atribuições no que concerne aos jovens em risco.

    A mobilidade especial funcionará em três fases, que implicam a perda gradual de remuneração, mas não de direitos (antiguidade, protecção na doença, subsídio de férias e de Natal) nem de deveres.

    A primeira fase (de transição) tem a duração de dois meses e o trabalhador recebe a remuneração base por inteiro.

    A segunda fase (de requalificação) dura 10 meses e o funcionário recebe cinco sextos da sua remuneração base.

    A terceira fase (de compensação) segue-se ao primeiro ano de inactividade e o trabalhador passa a receber quatro sextos da remuneração base mas pode ter outra actividade fora da função pública.

    O objectivo é racionalizar a utilização dos recursos humanos e os serviços com excesso de funcionários, que deverão ser transferidos para áreas consideradas mais estratégicas e deficitárias, e resulta da reestruturação de todos os ministérios, na sequência das novas leis orgânicas, aprovadas no âmbito do Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado (PRACE).

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados