Açoriano Oriental
Marinha coordena resgate a bordo de embarcação à vela nos Açores

Marinha coordenou, no passado dia 14 de maio, o resgate médico de um homem de 68 anos, a necessitar de cuidados médicos hospitalares urgentes

Marinha coordena resgate a bordo de embarcação à vela nos Açores

Autor: Susete Rodrigues


O tripulante de nacionalidade alemã, encontrava-se a bordo da embarcação à vela “AVONTUUR”, com bandeira das Seychelles, a navegar a cerca de 378 milhas náuticas, o equivalente a cerca 705 quilómetros, a oeste do Faial, e apresentava um quadro clínico de cólica renal aguda, indica comunicado da Marinha Portuguesa.
 
O resgate foi efetuado pelo helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa, que transportou o paciente para o aeroporto do Faial. O paciente foi posteriormente transferido para a unidade hospitalar.

Estiveram envolvidos nesta operação o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Marítimos (CODU-MAR), e em conjunto com o Centro de Busca e Salvamento Aéreo (RCC Lajes).

Foram ainda empenhados o NRP Setúbal, como unidade pronta para o resgate da aeronave em caso de acidente, que se manteve a menos de 8 horas de distância, e a aeronave C295 da FAP que atuou como guia ao EH101 para permitir uma evacuação mais célere.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.