Açoriano Oriental
Meteo
Março nos Açores ligeiramente seco
O Instituto de Meteorologia anunciou que o mês de Março nos Açores foi ligeiramente seco.
Março nos Açores ligeiramente seco

Autor: Ana Carvalho Melo
A situação de bloqueio já observada em Fevereiro, manteve-se durante praticamente toda a primeira quinzena do mês de Março, condicionando o estado do tempo no Arquipélago dos Açores, revela o Instituto de Meteorologia.

Na segunda quinzena, um gradual enfraquecimento e deslocamento para sul do anticiclone, permitiu a passagem da Frente Polar com ocorrência de situações de chuva intensa, mais frequentes nos Grupos Ocidental e Central.

As anomalias negativas na precipitação registadas nas três estações de referência foram -21,5% (Angra do Heroísmo), -1,6% (Flores) e -8,1% (Ponta Delgada), podendo o mês ser classificado como ligeiramente seco.

Nos dias 12 e 13 de Março, a passagem de uma massa de ar polar marítima muito fria causou precipitação sob a forma de granizo e aguaceiros de neve nos pontos mais altos das ilhas de S. Miguel e Terceira.

À semelhança de 2010, este mês de Março apresentou dos menores desvios na temperatura média do ar, desde 2000, com -0,1ºC em Angra do Heroísmo e +0,4ºC nas Flores, tendo o valor da temperatura média do ar variado entre 14,8 ºC, na Terceira (Lajes) e Santa Maria, e 13,6ºC, em S. Miguel (Nordeste).
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.