Autor: Lusa/AO Online
Em comunicado, a PSP explica que as 877 ações de sensibilização envolveram 607 agentes, das Equipas do Programa Escola Segura, em todo o território nacional.
Recorda que a 17 de novembro se assinalou o Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, dedicada às milhões de pessoas falecidas em desastres de viação em todo o mundo e que presta também homenagem às equipas de emergência, à polícia e aos profissionais médicos que diariamente lidam com as consequências traumáticas da sinistralidade.
Na nota hoje divulgada, a PSP chama a atenção para a influência do excesso de velocidade e da condução sob a influência do álcool e/ou substâncias psicotrópicas na sinistralidade, assim como o uso do telemóvel durante a condução ou a não utilização (ou utilização incorreta) dos cintos de segurança.
A PSP lembra ainda que, neste contexto, ao abordar temas como a prevenção e segurança rodoviária, sensibiliza e investe na formação de futuros condutores, alertando os mais jovens para os comportamentos de risco durante a condução e as suas consequências, ensinando-os a adotar medidas de prevenção.
“Quanto mais precoce for esta intervenção, criando consciencialização, maior será a probabilidade de estes futuros condutores virem a praticar uma condução segura e responsável”, acrescenta.