Autor: Lusa / AO online
Este indicador revela as intenções dos diretores de compras no sector industrial e dos serviços nos Estados Unidos da América e reflete um aumento das encomendas quando está acima dos 50 pontos.
Tendência contrária tem o PMI Indústria britânico, que deverá subir ligeiramente, segundo as previsões da analista de ações do Millenium investment banking, Telma Santos, enquanto o PMI Indústria na zona euro e na Alemanha não deve sofrer alterações face aos valores preliminares.
O Instituto Nacional de Estatística deve também divulgar os índices da produção industrial relativos a maio na quinta-feira, bem como os inquéritos de conjuntura às empresas e aos consumidores e índices do comércio a retalho.
As taxas de juro implícitas no crédito à habitação e os dados do inquérito à avaliação bancária na habitação e vão ser também conhecidos esta semana.
Na zona euro destaca-se igualmente a divulgação da taxa de desemprego de maio, que deve ficar inalterada nos 9,9 por cento e da estimativa do índice de preços no consumidor de junho, apontando-se para uma inflação de 2,8 por cento em termos anuais.
No Reino Unido, salienta-se a divulgação do valor final do PIB do primeiro trimestre, que se deve manter nos 0,5 por cento, em termos trimestrais, e nos 1,8 por cento numa base homóloga.
Nos EUA, o índice de confiança dos consumidores medido pela Universidade do Michigan deve ser revisto em alta ligeira em junho, embora continue abaixo do registado em maio.