O fogo no edifício foi combatido por 65 bombeiros e 15 viaturas de três corpos de bombeiros de Ponta Delgada e de Vila Franca do Campo.
Durante o combate às chamas, dois soldados da paz cairam de uma altura de cerca de 6 metros, depois do telhado onde se apoiava em cima da escada ter cedido.
Um dos bombeiros ficou inanimado e recebeu assistência no Hospital do Divino Espírito Santo, tendo recuperado bem. Ambos os bombeiros apenas sofreram escoriações ligeiras.
A informação foi revelada aos jornalistas pelo presidente do Governo Regional que se deslocou ao local tendo sublinhado o investimento feito para "a capacidade de prontidão e resposta" dos bombeiros que evitaram a propagação das chamas aos edifícios contíguos. Refira-se que, mesmo ao lado, encontra-se a delegação regional do Tribunal de Contas.
Por volta das 23h00, o incêndio foi dado como controlado, entrando na fase de rescaldo com os bombeiro a entrarem no interior do edifício, equipados com máscaras.
Enquanto decorria essa operação, outros bombeiros - por precaução - molhavam todos os telhados circundantes.
Refira-se que, pelo menos durante o dia de sábado, o trânsito estará condicionado ou mesmo fechado nesta artéria da cidade de Ponta Delgada
