Impulso Jovem abrangeu mais de 60 mil até setembro, diz Governo

O programa de promoção da empregabilidade Impulso Jovem abrangeu até setembro mais de 60 mil jovens, 13 mil dos quais através de estágios profissionais, que deram emprego a 8.300 jovens, divulgou o Ministério da Solidariedade.


 

"Graças a um reforço na execução 60.142 pessoas já estiveram integradas na Medida Impulso Jovem", diz um comunicado do Ministério da Solidariedade, do Emprego e da Segurança social.

De acordo com o balanço do governo, cerca 13 mil jovens estiveram integrados em estágios profissionais com o objetivo de "favorecer a integração no mercado de trabalho".

"A taxa média de empregabilidade é de 64%, pelo que cerca de 8.300 jovens terão concretizado a integração no mercado de trabalho, após o estágio", refere o documento.

Cerca de 3.400 jovens foram ainda admitidos no mercado de trabalho devido às medidas de apoio à contratação do Impulso Jovem.

"Para assegurar o sucesso destas medidas o Governo acautelou a verba de 215M€, enquanto investimento já comprometido para a prioridade do combate ao desemprego Jovem", diz o mesmo comunicado.

O Governo apresentou em junho a reformulação do programa "Impulso Jovem", com o objetivo de o simplificar e alargar a mais jovens portugueses.

O programa apoia a empregabilidade dos jovens através dos Estágios Emprego; com a diminuição dos custos associados à contratação de jovens, através do reembolso da taxa social única e do estímulo 2013; o apoio do empreendedorismo como uma via alternativa à vertente mais tradicional de trabalho por conta de outrem; e com o apoio da qualificação profissional dos jovens através da formação profissional.

O Conselho de Ministros aprovou no início de junho de 2012 o programa "Impulso Jovem", que envolve mais de 344 milhões de euros.

De acordo com o Eurostat, o desemprego jovem em Portugal recuou para os 36,8% em agosto, face aos 37,7% verificados em julho.

O número de desempregados com menos de 25 anos passou, assim, de 139 mil para 136 mil.

A taxa de desemprego em Portugal desceu ligeiramente em agosto face a julho, de 16,6% para 16,5%, mantendo-se como a quinta mais elevada da União Europeia, segundo os dados divulgados pelo Eurostat.

 

PUB

Valorização da carne de borrego de Santa Maria passa pela conquista de novos mercados. Secretário Regional da Agricultura e Alimentação aponta a ilha de São Miguel como o primeiro mercado a ter de ser conquistado pela Associação Regional dos Criadores de Caprinos e Ovinos dos Açores (ARCOA), instituição sediada em Santa Maria