Açoriano Oriental
Sociedade
Idosos vão dispor de guia municipal específico
Os idosos do concelho de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, vão dispor na próxima semana de um guia municipal específico com informações úteis, um projecto cujo lançamento está inserido nas comemorações do Dia do Idoso.
Idosos vão dispor de guia municipal específico

Autor: Lusa/AOonline
A presidente do Câmara de Ponta Delgada, Berta Cabral, anunciou hoje que "a pequena brochura de apoio aos idosos", que será apresentado a 27 de Outubro, terá como principal finalidade orientar este público-alvo, "fornecendo-lhes um conjunto de informações sobre serviços e programas que têm ao seu dispor".

    "Sempre entendemos a terceira idade como um grupo alvo da nossa atenção. A sua qualidade de vida preocupa-nos e desenvolver actividades onde eles se possam sentir úteis, activos e menos sós tem sido a nossa preocupação", afirmou Berta Cabral, acrescentando que a autarquia tem em curso vários programas dedicados aos idosos.

    Além da universidade sénior, cursos de informática e hidroginástica, os idosos de Ponta Delgada dispõem de apoio geriátrico e programas de contacto intergeracional, indicou.

    Numa conferência de imprensa para apresentar o programa comemorativo para o Dia do Idoso no concelho, Berta Cabral adiantou que entre 27 e 31 de Outubro irão decorrer várias actividades em simultâneo numa tenda, com 200 metros quadrados, montada para o efeito no centro da cidade, junto ao monumento das Portas da Cidade.

    Dentro da tenda haverá um palco para as representações e animação musical, a cargo dos vários centros de convívio do concelho, um sector expositivo e outro para comercializar os trabalhos manuais feitos pelos idosos ao longo do ano.

    "Todas as iniciativas estão concentradas na pessoa idosa e nas suas capacidades físicas, intelectuais e cognitivas, procurando destacar sempre uma perspectiva positiva do idoso como alguém que tem um papel importante a desempenhar", afirmou Berta Cabral, destacando a importância de despertar os idosos para novos papéis e auto-estima.

    Frisando que a terceira idade é uma mais-valia para a sociedade, Berta Cabral disse ainda que a "semana viva a vida" conta com a parceria dos oito centros de convívio de idosos existentes no concelho e Centro de Saúde de Ponta Delgada, que irão desenvolver actividades orientadas para a prevenção da saúde.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados