Autor: Lusa/AO Online
Segundo uma nota de imprensa do executivo açoriano, o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) assinou um contrato de cooperação valor-cliente com a Ensinazor – Associação de Ensino Infantil dos Açores para a “criação de 154 vagas, imediatas”, no Colégio Gente de Palmo e Meio, em Ponta Delgada.
Mónica Seidi, secretária regional da Saúde e Segurança Social, citada na nota de imprensa, refere que “esta é mais uma medida que demonstra o empenho do governo de coligação em abrir um maior número de vagas neste âmbito, tendo em conta as necessidades encontradas”.
A titular da pasta da Segurança Social recorda que foi com esse executivo que as creches “passaram a ser gratuitas, desde o 7.º ao 16.º escalão, quando a nível nacional a realidade era muito diferente”.
Mónica Seidi lembra ainda que o valor de investimento nesta resposta social aumentou de 12 milhões de euros, em 2020, para 22 milhões, em 2024.
Ainda de acordo com a governante, o investimento não se limita à criação de “um maior número de vagas em creches”, já que a sua gratuitidade representa também "um alívio financeiro no esforço das famílias açorianas”.
Em 2023, a isenção já cobria todos os escalões, abrangendo mais de 4.000 crianças, o que significa uma poupança de quatro milhões para as famílias da região, segundo o Governo Regional.