Açoriano Oriental
FC Porto salva empate ante Estoril Praia com penálti em tempo de descontos

Um golo de penálti marcado por Taremi já no período de compensação permitiu hoje ao FC Porto evitar a derrota no terreno do Estoril Praia (1-1), em jogo da sétima jornada da I Liga portuguesa de futebol.

FC Porto salva empate ante Estoril Praia com penálti em tempo de descontos

Autor: Lusa /AO Online

Era um dragão ‘de orgulho ferido’ aquele que se apresentou na Amoreira, depois de, na terça-feira, ter sofrido uma surpreendente derrota em casa na Liga dos Campeões (0-4 ante os belgas do Club Brugge).

Com esse ‘trauma’ ainda na mente, o FC Porto procurou entrar com firmeza frente ao Estoril Praia e promoveu várias alterações no seu onze, registando-se as saídas de peças-chave como Pepe, Otávio, que se ressentiu da lesão na região das costelas que o obrigou, há semana e meia, a ser substituído no encontro frente ao Atlético de Madrid, e João Mário, habitual titular na lateral direita.

Para a vaga de Pepe entrou Fábio Cardoso e os restantes lugares motivaram duas ‘surpresas’, com as estreias como titulares de André Franco, que reencontrava o Estoril Praia, e Rodrigo Conceição nos ‘azuis e brancos’.

No outro lado, os ‘dragões’ encontraram um adversário em bom momento, motivado pela vitória alcançada em casa do Paços de Ferreira (1-0), na jornada anterior.

O Estoril Praia não acusou a pressão imposta pelo FC Porto nos minutos iniciais, procurou apresentar o seu futebol e discutir diretamente o resultado perante um adversário favorito à partida.

A primeira situação de flagrante perigo pertenceu mesmo aos da casa, que quase marcaram aos 29 minutos, numa dupla oportunidade – Erison atirou forte para defesa incompleta de Diogo Costa e na recarga Tiago Gouveia atirou ao poste direito para a bola sair depois pela linha final.

Na resposta, o FC Porto até conseguiu atacar com sucesso a baliza estorilista por duas ocasiões, ambas com sucesso, mas ambas em fora de jogo.

Primeiro, aos 34 minutos, Stephen Eustáquio encontrava-se adiantado quando a sua tentativa de passe embateu em Pedro Álvaro, que encaminhou inadvertidamente a bola para a própria baliza e logo depois, aos 36, Zaidu esgueirou-se pela esquerda e voltou a bater Dani Figueira, mas novamente a partir de posição irregular.

Se os ‘dragões’ conseguiram marcar, mas sem fazer contar, o Estoril conseguiu mesmo inaugurar o marcador aos 41 minutos e através de jogada protagonizada por Joãozinho – que cumpriu hoje o 200.º jogo oficial na I Liga portuguesa de futebol -, num passe ‘teleguiado’ a longa distância para uma receção orientada, seguida de remate cruzado, de Tiago Gouveia para os festejos do conjunto da casa.

O FC Porto abordava a segunda parte em posição de desvantagem e entrou decidido a reverter essa situação, tendo estado perto de igualar poucos minutos após o reinício, aos 51 minutos, com um potente remate de Taremi ao travessão.

Porém, essa tentativa de reação não atemorizou o Estoril Praia, que, pouco depois, aos 55, quase aumentou a vantagem num desvio de Francisco Geraldes na pequena área cujo sucesso foi evitado por arrojada intervenção de Diogo Costa.

Os ‘dragões’ procuravam anular a desvantagem, mas ‘esbarravam’ com o passar dos minutos na bravura e exibições compenetradas dos centrais do Estoril Praia, Pedro Álvaro e Bernardo Vital, não raras vezes que bloqueavam as várias tentativas de finalização do ataque portista no interior da área e também com o contributo de Mor Ndiaye.

​​​​​​​O mesmo Ndiaye receberia ordem de expulsão aos 77, num lance que obrigou a interrupção para análise do videoárbitro, que levou a que o juiz Luís Godinho mantivesse a decisão de admoestar o jogador do Estoril Praia com segundo amarelo (e consequente expulsão).

Em função da inferioridade numérica do conjunto da casa, o FC Porto intensificou a pressão junto da área adversária e voltou a estar muito próximo de marcar aos 80, através de um cabeceamento de Gabriel Veron ao poste esquerdo.

A decisão da partida acabaria por acontecer já depois dos 90 minutos, em nova intervenção do VAR, que demorou cerca de cinco minutos, mas com Luís Godinho a assinalar mão de Joãozinho na área.

Aos 90+9 minutos, Taremi converteu o golo que permitiu ao FC Porto, em esforço, salvar um ponto da deslocação à Amoreira.

Com esta igualdade, o FC Porto igualou provisoriamente o Sporting de Braga no segundo lugar, com 16 pontos, a dois do Benfica, equipas que têm menos um jogo.

O Estoril Praia alcançou, também de forma provisória, o Casa Pia no sexto posto com 11 pontos.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados