Açoriano Oriental
Exposição mostra Van Gogh como homem de letras
Pintor genial, Vincent Van Gogh foi também um homem de letras, segundo os investigadores holandeses que examinaram à lupa a sua abundante correspondência exposta em Amesterdão e que contradiz o mito de artista "louco, miserável e desconhecido".

Autor: Lusa / AO online
"Van Gogh foi um herói da arte moderna. E produziu também autênticos monumentos literários", disse Azxel Rüger, o director do museu Van Gogh de Amesterdão, que a partir de sexta-feira expõe 120 cartas do pintor.

As 902 cartas enviadas e recebidas pelo pintor entre 1872 e 1890, ano em que se suicidou com 37 anos, acabam de ser publicadas numa obra em seis volumes e na internet, depois de terem sido minuciosamente analisadas durante 15 anos.

Cento e vinte dessas cartas, raramente mostradas ao público devido à fragilidade, vão ficar agora expostas até 03 de Janeiro de 2010, ao lado dos quadros que evocam, como "Os comedores de batata" ou "O semeador".

"Isto é literatura", disse um dos investigadores do museu Vang Goh, Hans Luijten. "A sua escrita é estilizada e reflectida: era muito bom escritor .
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados