Explosão em mina de carvão na China mata 40 trabalhadores

Pelo menos quarenta mineiros morreram e outros 74 estão ainda presos no interior de uma mina de carvão no norte da China, informou hoje a agência noticiosa oficial chinesa Nova China.


     A explosão ocorreu numa mina na cidade de Linfen, província de Shanxi, o centro de produção de carvão da China.

    A mina, que começou a ser explorada em 1988, recebeu obras de melhoramento e ampliação no ano 2000 e tem uma capacidade de produção de 210 mil toneladas de carvão, segundo a Nova China.

    O canal de televisão estatal CCTV confirma para já a morte de 40 mineiros, o salvamento de 13, com 74 ainda soterrados no interior da mina.

    As minas chinesas são as mais mortíferas do Mundo e só nos primeiros sete meses do ano, segundo dados oficiais, morreram nas explorações de carvão duas mil pessoas, com a média anual a chegar aos cinco mil mortos.

    Só em 2006 morreram 4.700 mineiros em acidentes de trabalho, segundo dados oficiais, mas as organizações independentes dos direitos laborais calculam que o número de mortes nas minas chinesas ronda os 20 mil por ano, uma vez que muitos acidentes nunca são conhecidos do público.

    O carvão assegura cerca de 73 por cento do consumo energético da China.

   
PUB

Região conta com mais de 400 empresas de animação turística licenciadas. Os dados foram divulgados pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, em resposta a críticas da AREAT, que alertou para a atividade ilegal e a falta de fiscalização no setor