Autor: Carlota Pimentel
Conforme nota do Portal doGoverno dos Açores, foram pagos a estas entidades mais de dois milhões de euros, o que corresponde a 70% do valor total aprovado.
Destes mais de dois milhões de euros, cerca de 290 mil euros estão associados ao pagamento do IVA das novas aquisições e foram assumidos na íntegra pela Região, por decisão do Governo dos Açores, que desta forma isentou as Escolas Profissionais dos Açores de qualquer custo com a sua modernização.
“Nos Açores, fomos pioneiros quando, em junho do ano passado, decidimos e anunciámos que seria a Região a suportar o IVA, para que nenhuma Escola Profissional deixasse de aproveitar esta oportunidade para responder aos desafios da digitalização, da formação à distância e do próprio mercado de trabalho”, explicou a secretária regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, durante a cerimónia de entrega de diplomas a cerca de 100 formandos da MEP – Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada.
Segundo a nota do Governo dos Açores,
entre os equipamentos adquiridos, estão quadros interativos e sistemas
de videoconferência, equipamentos informáticos, como computadores
desktop e portáteis, bem como tablets, equipamentos de apoio à aplicação
prática de formação nas áreas da agropecuária, cozinha, restauração,
hotelaria, saúde ou bem-estar e licenças para funcionamento destes
equipamentos.
“Este investimento do PRR e da Região permite
consolidar a capacidade instalada e criar outras possibilidades de
formação nas Escolas Profissionais. Os Açores precisam de jovens e
adultos qualificados com as competências práticas do Ensino
Profissional, razão pela qual o investimento na adequação dos
equipamentos ao mercado de trabalho é sempre um bom investimento”,
frisa, citada em comunicado.
Maria João Carreiro valorizou o “ambicioso trabalhado conjunto” do Governo dos Açores e das Escolas Profissionais para afirmar a importância do Ensino Profissional para a Região, sustentado na Agenda Regional para a Qualificação Profissional, referindo-se aos recém-diplomados da MEP como um “bom exemplo da qualidade da formação” nos Açores.
“As vossas competências, capacidade para melhorar procedimentos, bem como o vosso talento para transformar, empreender e inovar são necessários na economia da Região. Contamos convosco para sensibilizar não só os jovens para a escolha desta via de ensino, mas também as empresas para os benefícios de contratar jovens formados no Ensino Profissional”, disse.