Abertas inscrições para residências artísticas “Ilhas Revisitadas”

Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas está a promover um programa de residências para artistas naturais ou residentes no Açores e Madeira. As candidaturas estão abertas até 15 de dezembro



O novo programa de residências artísticas “Ilhas Revisitadas”, assinala o centenário da publicação de 'As Ilhas Desconhecidas' de Raúl Brandão, propondo uma "homenagem crítica e poética à obra e aos territórios insulares portugueses", adianta nota de imprensa.

Está iniciativa é desenvolvida em conjunto com a Agência de Promoção da Cultura Atlântica (APCA), CHAM - Centro de Humanidades e o MUDAS.Museu de Arte Contemporânea da Madeira.

Artistas de ambos os arquipélagos são convidados a apresentar projetos que "dialoguem com a experiência da insularidade, revisitada à luz da criação contemporânea. À semelhança da viagem de Brandão, as residências promovem um movimento de atravessamento simbólico e físico entre ilhas: um convite a “habitar a ilha do outro” e a criar a partir da fricção entre o familiar e o desconhecido".

Das residências resultará duas exposições, a realizar em São Miguel e na Madeira, onde serão apresentados os projetos desenvolvidos. Estas exposições pretendem "abrir espaço para novas leituras sobre os arquipélagos, revelando olhares atentos às texturas do território, às vozes subterrâneas da paisagem e às histórias que ecoam há gerações sobre o mar e a terra".

PUB