Açoriano Oriental
Escola
Escola Básica e Secundária da Povoação

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Encerramento do projecto iCulture em Oristano, na Sardenha (Itália)


353053665_7035967856419134_4385011321427001099_n

A semana de 29 de Maio a 2 de Junho foi totalmente dedicada à arte e ao intercâmbio cultural, não tivesse esta mobilidade do projecto iCulture decorrido no Liceo Artistico Carlo Contini, na cidade italiana de Oristano, ilha da Sardenha.

A EBS da Povoação fez-se representar pelos alunos Afonso Nazaré (12.º A), Filipa Amaral (11.º B), Maria Ormonde (10.º A) e Miguel Casado (10.º A), acompanhados das professoras Carla Moreira e Telma Bernardes. Os participantes portugueses e os seus parceiros franceses, noruegueses e polacos foram recebidos pela equipa italiana, que preparou e dinamizou as actividades.

Orientados por professores de arte e de cenografia, os participantes estudaram e realizaram três Tableaux Vivants, inpirando-se em três reconhecidos pintores: Leonardo Da Vinci, com ‘A última Ceia’; Caravaggio, com ‘A Vocação de S. Mateus’, e Goya, com ‘Os Fuzilamentos de 3 de Maio’.

Além do trabalho no âmbito dos Tableaux Vivants, os alunos apresentaram trailers  por si realizados sobre as seguintes temáticas: tolerância, direitos das mulheres, paz, multiculturalismo e desporto e cultura. Realizaram também um workshop de olaria.

Sobrou ainda tempo para conhecer a região, destacando-se o dia passado na Península de San Giovanni di Sinis, visitando as ruínas do sítio arqueológico de Tharros, apreciando a paisagem e aproveitando as belas praias.

A semana passada em Oristano correspondeu à mobilidade conclusiva do projecto bienal iCulture, que, no âmbito do programa Erasmus+, teve como objectivo central a aplicação de ferramentas digitais à performance teatral. As cinco mobilidades realizadas ao longo destes dois anos contribuíram para alcançar aquele objectivo. O método laboratorial escolhido para promover a aprendizagem não formal, através das sessões de expressão corporal, música e arte, revelou-se um excelente instrumento de transmissão de conhecimentos e favoreceu, através da cooperação e intercâmbio entre os diferentes idiomas e nacionalidades, amizades duradouras e experiências inesquecíveis.  

 Este artigo foi intencionalmente escrita de acordo com a ortografia da Língua Portuguesa anterior à implementação do AO 90.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AO Escolas

Exposições envolvem a comunidade educativa
Durante o mês de Abril, a comunidade educativa da EScola Secundária de Lagoa envolveu-se no desenvolvimento de atividades diversas para comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Mesas redondas e experiências na 1ª pessoa sobre alguns aspetos da vida antes de 1974
Os Açores antes do 25 de Abri: A Censura, a Guerra Colonial e a mulher no Estado Novo. A Educação e o Ensino no Estado Novo. Foram os temas de duas mesas redondas que trouxeram até aos dias de hoje alguns relatos que permitiram a uma plateia jovem conhecer o que foi viver antes do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Fotografias e Bandeira Nacional cinquentenária em Exposição
No Hall de entrada da Escola Secundária de Lagoa esteve patente uma exposição com fotografias a preto e branco do 24 e 25 de Abril de 74. Nesta exposição esteve também uma bandeira nacional que esteve nas ruas de Lisboa transportada por um soldado açoriano na noite da revolução. Liberal Soares de Jesus era Primeiro-Cabo Escriturário e participou neste momento da história nacional. Trinta anos mais tarde, depois de participar numa conferência sobre os 30 anos de Abril na ESL, surpreendeu todos com a oferta desta bandeira à ESLagoa. ESta exposição fez parte do programa de atividades comemorativas dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

"Execução de quase 80% das verbas do Plano de 2023" é a manchete do Açoriano Oriental
A manchete do Açoriano Oriental noticia que três secretarias regionais, incluindo a da Saúde, executaram menos de 65% das verbas do Plano da Região para 2023.
 
'Açores não abdicam da sua palavra na Lei do Mar'
O presidente da Assembleia Legislativa dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, disse que a região não vai abdicar do “direito de ter uma palavra decisiva” sobre o ordenamento, gestão e utilização do mar no arquipélago.
 
IL/Açores diz que sentido de voto sobre Orçamento 2024 “não está fechado”
A IL/Açores não revela o sentido de voto nas propostas de Plano e Orçamento da Região para 2024, por não estar ainda fechado, o que só fará no momento da votação dos documentos.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados