Empresários dos Açores pedem rápida normalização do fluxo de mercadorias por via marítima

A Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD) pediu uma “intervenção urgente” do Governo Regional junto da República, para uma “rápida normalização” do fluxo de mercadorias por via marítima com destino à região



Em comunicado, a associação empresarial das ilhas de São Miguel e Santa Maria alerta para “os constrangimentos que se estão a registar no Terminal de Contentores do Porto de Leixões, decorrentes da implementação do novo sistema nacional de gestão alfandegária (SiMTeM), que estão a condicionar o envio de mercadorias com destino à Região Autónoma dos Açores”.

Segundo a CCIPD, “as disfunções no processo de desalfandegamento provocaram a acumulação de contentores de importação sem autorização de saída”, levando à interrupção da receção de contentores a partir de terça-feira, situação que afeta diretamente o abastecimento regional.

Atendendo à dependência estrutural dos Açores do transporte marítimo, a direção da associação empresarial considera a situação “particularmente grave”.

Na nota, a CCIPD apela ao Governo Regional dos Açores “para uma intervenção urgente junto do Governo da República e das entidades competentes, de forma a garantir a rápida normalização do fluxo de mercadorias com destino à região”.

PUB

Fruto sobretudo do aumento do turismo e das viaturas de aluguer, o consumo de gasolina 95 aumentou cerca de 20 milhões de litros nos Açores entre 2014 e 2024, tendo o mês de julho de 2025 ultrapassado pela primeira vez a barreira dos seis milhões de litros num mês