Passagem de ano nos Açores com chuva e máximas até 18 graus

A passagem de ano no arquipélago dos Açores vai ser marcada por chuva, vento moderado e temperaturas máximas a oscilar entre os 16 e os 18 graus Celsius, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)



De acordo com a previsão especial de fim de ano divulgada pelo IPMA, todo o arquipélago dos Açores será afetado a partir de terça-feira e até quinta-feira por uma depressão com um sistema frontal associado que vai envolver aguaceiros.

É esperada chuva a partir da manhã de terça-feira no grupo Ocidental (Flores e Corvo), estendendo-se depois a todas as ilhas - os grupos Central (Faial, Terceira, São Jorge, Pico e Graciosa) e Oriental (São Miguel e Santa Maria) serão atingidos a partir da tarde do mesmo dia.

Na quarta-feira, último dia do ano, o regime de precipitação em todo o arquipélago será de aguaceiros, que se manterão ainda na quinta-feira, em especial nos grupos Central e Oriental.

Por causa da chuva por vezes forte, o IPMA emitiu aviso amarelo para o arquipélago entre as 15h00 e as 24h00 de quarta-feira.

Segundo o instituto, entre terça e quinta-feira o vento soprará do quadrante oeste moderado a fresco - 20/30 quilómetros/hora (km/h), com rajadas até 60 km/h em todas as ilhas.

No que diz respeito às temperaturas, estão previstas mínimas entre os 12 e os 14 graus Celsius e máximas entre os 16 e os 18 graus.

Está ainda prevista agitação marítima com ondas do quadrante leste de dois a quatro metros, passando gradualmente ao quadrante oeste.

Quanto a Portugal continental, o IPMA refere que nos últimos dias de 2025 o estado do tempo será influenciado por um anticiclone a sul da Islândia, prevendo-se uma “corrente muito fraca de leste e o transporte de massas de ar polares sobre o território do continente”.

Apesar da massa de ar polar, os valores da temperatura máxima não deverão sofrer alterações significativas, à exceção das regiões com persistência de nevoeiros e nebulosidade baixa (nordeste transmontano e Beira Alta, até quarta-feira).

No restante território, as máximas deverão variar entre 11 e os 15 graus, e podem chegar aos 17 graus no Algarve, em particular junto à costa.

No arquipélago da Madeira, onde se prevê a ocorrência de períodos de chuva, em particular na ilha da Madeira, durante a passagem de ano, 2026 começa com chuva por vezes forte e acompanhada de trovoadas, em especial na vertente sul e nas terras altas da ilha da Madeira, com queda ocasional de granizo.

No dia 30, a temperatura deverá subir entre dois e quatro graus, mas desce ligeiramente na quarta e quinta-feira. As mínimas deverão variar entre 08 e os 14 graus e as máximas estarão entre 14 e 18 graus, podendo chegar a 21 graus na costa sul da ilha da Madeira.

PUB