Açoriano Oriental
Economia e tecnologia na agenda de Lula da Silva em Madrid
A economia e a tecnologia dominam a agenda dos encontros oficiais da visita que o Presidente brasileiro Lula da Silva realiza hoje a Madrid, durante a qual se reunirá com vários empresários espanhóis.

Autor: Lusa/AO
Lula da Silva, que chegou a Espanha na sexta-feira para uma visita privada antes dos encontros oficiais de hoje, inicia o dia com um pequeno-almoço com empresários espanhóis, seguido da abertura de um seminário sobre o Programa de Aceleração do Crescimento brasileiro.

    O seminário, promovido pelo governo brasileiro, pelo Real Instituto Elcano e pela Confederação Espanhola de Organizações Empresariais deverá contar com as participações, entre outras, do ministro da Industria, Comércio e Turismo espanhol Joan Clos.

    Nos encontros com os empresários espanhóis, Lula da Silva deverá apresentar detalhes do seu Programa de Aceleração de Crescimento, que prevê investimentos de 250 mil milhões de dólares até 2010 em obras de infra-estruturas, medidas sociais, transporte e energia.

    Depois, segue para o Palácio da Moncloa onde além de um encontro com o primeiro-ministro, José Luis Rodríguez Zapatero, terá novo encontro com empresários espanhóis, após o qual dará uma conferência de imprensa conjunta com o chefe do governo espanhol.

    A deslocação termina com um encontro e um almoço com o rei Juan Carlos.

    Lula da Silva e Zapatero deverão analisar temas bilaterais nas áreas da agricultura, nano-tecnologia, biomedicina, fármacos e, especialmente biocombustiveis.

    Recorde-se que o Brasil é um dos principais produtores de etanol do mundo, um recurso que se transformou num dos principais activos comerciais do país.

    Na agenda estará ainda incluída o tema das telecomunicações, em particular depois da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) brasileira ter anunciado que está a estudar a operação de compra pela Telefónica de 23,6 por cento da Telecom Itália no Brasil.

    A Telefónica detém, em partes iguais com a portuguesa PT, a empresa brasileira Vivo de telefones móveis

    Ainda em análise estará o Plano de Associação Estratégica, acordado pelos dois países em 2003, que aposta no diálogo bilateral a todos os níveis.

    O Brasil é actualmente o primeiro parceiro económico e comercial da Espanha na América Latina e o primeiro destino de exportações espanholas para a região.

    Em 2006 as trocas comerciais alcançaram os quatro mil milhões de dólares - 2.300 milhões de exportações espanholas e 1.400 milhões importadas do Brasil.

    Espanha é o segundo investidor no mercado brasileiro depois dos Estados Unidos, com investimentos totais de cerca de 35 mil milhões de euros.

    Os empresários espanhóis querem agora mais participação no Plano de Crescimento Económico brasileiro.

    Nos últimos anos têm-se igualmente consolidado a importância da questão social e cultural, com um reforço do investimento de Madrid no ensino do espanhol no Brasil, onde é já cadeira obrigatória nas escolas.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.