Açoriano Oriental
Durão Barroso recebe Prémio Conde de Barcelona
O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, recebeu o Prémio Internacional Conde de Barcelona, numa cerimónia presidida pelo rei Juan Carlos de Espanha, no Mosteiro Real de Santa Clara de Pedralbes na capital da Catalunha.
Durão Barroso recebe Prémio Conde de Barcelona

Autor: Lusa / AO online
José Manuel Durão Barroso afirmou estar «honrado e emocionado» por receber o galardão das mãos do rei da Espanha, cujo reinado "reflecte a aposta inequívoca" da monarquia espanhola na Europa.

Juan Carlos foi o último orador, tendo sublinhado que Durão Barroso «está a conduzir de forma correcta o navio" europeu, durante um período comunitário complexo cujo próximo porto de abrigo será a capital portuguesa, com a assinatura do Tratado de Lisboa a 13 de Dezembro.

O Prémio Internacional Conde de Barcelona é extensivo aos anteriores presidentes da Comissão Europeia e é concedido no ano em que se comemoram os 50 anos do Tratado de Roma (1957), fundador do actual processo de integração europeia.

Na terceira edição do prémio, a Fundação Conde de Barcelona pretendeu reconhecer o papel central do executivo comunitário na construção europeia iniciada com a assinatura desse tratado.

A Fundação foi criada em 1986 pelo jornal catalão La Vanguardia, que pertence ao grupo de imprensa Godo, com o objectivo de apoiar a ciência e a cultura assim como encorajar o diálogo e promover a comunicação entre culturas

O primeiro Prémio Internacional Conde de Barcelona foi entregue em 2002 ao jornal norte-americano New York Times por este se ter tornado na publicação de referência após os atentados terroristas de 11 de Setembro nos Estados Unidos.

O segundo foi concedido em 2004 à Cruz Vermelha Internacional e ao Crescente Vermelho como reconhecimento da sua promoção do relacionamento entre civilizações através de princípios humanitários.

O antigo primeiro-ministro português já recebeu este ano, a 19 de Abril último, das mãos do rei Juan Carlos de Espanha o "Prémio Fórum Nova Economia 2007", numa cerimónia no Teatro de la Zarzuela, em Madrid, que contou também com a presença do chefe de governo espanhol, José Luis Rodriguez Zapatero.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados