Drenagem do relvado do estádio melhorou bastante

A intervenção no relvado do estádio de São Miguel permite avaliar uma melhor drenagem comparativamente com o que ocorria no passado



As regas matinais têm sido o primeiro indicador de que a água desaparece da superfície mais rapidamente. Antes da chamada intervenção de emergência, o tempo de drenagem oscilava entre os 60 e os 90 minutos. Agora, a capacidade drenante melhorou ao ponto de em menos de meia hora o relvado ficar com condições, evitando cancelamento de jogos ou lesões de jogadores com as superfícies encharcadas.

A operação, a cargo de uma empresa especializada sediada em Celorico de Basto, durou quatro dias e teve um custo perto dos 38 mil euros. A micro drenagem consistiu em depositar 110 metros cúbicos de brita nos diversos drenos de 2 centímetros (cm) de largura, espaçados por 26 cm, até uma profundidade de 20 cm. A abertura dos pequenos orifícios e o depósito da gravilha foram realizados por uma máquina dotada de tecnologia para aquele tipo de trabalhos. Apesar de o problema de fundo do relvado do estádio de São Miguel não ficar resolvido, a micro drenagem ajudará a uma melhoria na realização dos jogos.

O período de repouso da relva após a intervenção foi ultrapassado, permitindo que a equipa do Santa Clara joga-se na quinta-feira passada com o FCShkupi para a segunda “mão” da segunda ronda de qualificação à fase de grupos da Liga Conferência Europa.

A avaliação do Comité de Vistoria da UEFA concedida ao estádio de São Miguel é da categoria 2, isto depois de outras intervenções que ocorreram no início deste mês de julho. Pelos regulamentos da entidade europeia, a classificação atribuída permite a realização de jogos das duas primeiras eliminatórias. O comité teve por base os relatórios da Liga Portugal, da SAD do Santa Clara e do Parque Desportivo de São Miguel.

O balneário destinado à equipa visitante passou a dispor de um piso em vinil, idêntico ao utilizado pelo Santa Clara e ambos estão dotados de duas sanitas. A zona circundante das cabinas foi pintada, além de outros melhoramentos introduzidos.

O equipamento de controlo e de proteção dos espectadores é novo, procedendo-se a alterações no sistema de manutenção de incêndios.

De acordo com a legislação, as placas identificadoras do estádio e dos acessos aos vários setores da bancada foram alteradas.

A iluminação do recinto de jogo foi reforçada, indo de encontro às novas exigências regulamentares, mesmo para as competições da Liga de Clubes. Técnicos da empresa Philips estiveram operando na passagem de 1400 para 1600 lux, consistindo na substituição de 30 lâmpadas e em redirecionar os projectores para uma melhor abrangência de todo o campo.

Os melhoramentos agora efetuados foram realizados com base na disponibilidade do Governo Regional em dotar no orçamento para este ano 100 mil euros, que mereceram a aprovação unânime na Assembleia Legislativa Regional.

PUB