Degradação na ESRG culmina na queda de um pedaço de viga

Um pedaço de viga caiu esta segunda-feira numa sala de aula da Escola Secundária da Ribeira Grande (ESRG), sem provocar feridos. Conselho Executivo e Associação de Pais têm alertado a tutela



Um pedaço de viga do teto caiu, na segunda-feira, numa sala de aula da Escola Secundária da Ribeira Grande (ESRG), após vários alertas e avisos do Conselho Executivo da ESRG e Associação de Pais e Encarregados de Educação sobre o estado de degradação do edifício escolar.

Em declarações ao Açoriano Oriental, a presidente do Conselho Executivo, Patrícia Costa, afirma que a queda ocorreu numa segunda-feira, durante o horário escolar, embora felizmente a sala estivesse momentaneamente desocupada.

“Uma equipa que estava a trabalhar nesse espaço ausentou-se e, quando voltou, verificou que tinha caído uma parte da viga”, disse. Além disso, essa foi a única sala que o Conselho Executivo decidiu não utilizar para aulas antes do início deste ano letivo, devido ao seu estado de degradação."Faz-nos muita falta quando há escassez de salas", explicou a responsável.

A situação não é isolada. “Há outras salas com problemas semelhantes, vigas à mostra nos tetos, e o Bloco A, que é a parte mais antiga da escola, apresenta aço enferrujado. Tocamos no ferro e ele desfaz-se”, alertou Patrícia Costa. A responsável salientou que os problemas são conhecidos e comunicados regularmente à tutela, com envio de e-mails e fotos.

DROP vai realizar vistoria em breve na ESRG

O diretor regional da Educação e Administração Educativa, Rui Espínola, afirmou à presidente do Conselho Executivo que já contactou com a Direção Regional das Obras Públicas (DROP) para avaliar se existem outros riscos iminentes e garantiu que será feita uma intervenção “em breve”. 

Paralelamente, a DROP está a realizar um levantamento dos quadros elétricos, que também apresentam “problemas graves à vista de todos”.

A presidente do Conselho Executivo explica que o mais importante é “a segurança dos alunos, funcionários e professores”, numa escola que conta com quase 1.500 pessoas diariamente.

Patrícia Costa reforçou que não pretende criar alarmismo nem politizar a situação, mas alertou que “quanto mais tempo passa, pior vai ficar”. 

Segundo a dirigente, a degradação da escola é elevada, afetando não apenas as salas de aula, mas também os beirais das janelas e do telhado.

Era “inevitável e previsível” para a Associação de Pais

Numa nota publicada na rede social ‘Facebook’, a Associação de Pais afirma que o episódio era “inevitável e previsível”. Segundo a associação, o Conselho Executivo e a própria entidade já haviam alertado, através de pedidos, avisos, e-mails e reuniões, todas as entidades responsáveis - financeiras, jurídicas e moralmente - pela manutenção da escola.
“Entre silêncios e comprometimentos vãos, parte do teto já cedeu e, felizmente, alunos, professores e assistentes operacionais não estavam presentes. Os responsáveis políticos, também passando pelos deputados eleitos, em especial  os residentes no concelho, tomem consciência das suas obrigações, também morais!”, alerta.

Situação  denunciada nos últimos meses

Nos últimos meses, a Associação de Pais e Encarregados de Educação alertou repetidamente para a degradação da Escola Secundária da Ribeira Grande, com pilares danificados, infiltrações, paredes rachadas e problemas elétricos, denunciando a falta de manutenção do edifício, que chegou mesmo a ser excluído do Plano Municipal de Emergência do concelho.

Em outubro de 2025, a associação enviou cartas à Presidência do Governo e convidou deputados regionais da Ribeira Grande a visitar a escola, permitindo-lhes constatar “in loco” as condições estruturais precárias, incluindo ferro exposto, infiltrações e riscos nas salas de aula. Entre os presentes estiveram Carlos Silva (PS), Luís Raposo e Délia Melo (PSD) e Pedro Neves (PAN).

Em dezembro do mesmo ano, a Câmara Municipal da Ribeira Grande emitiu um voto de recomendação ao Governo Regional, apelando a uma intervenção urgente e a uma avaliação técnica especializada para identificar e corrigir os problemas.




PUB