Açoriano Oriental
Presidente da Repúplica nos Açores
Cavaco Silva dedica segundo dia da visita ao Faial e Pico
O Presidente da República dedica hoje o segundo dia da deslocação aos Açores às ilhas do Faial e do Pico, onde visita a paisagem da cultura da vinha classificada como Património Mundial e o vulcão dos Capelinhos.

Autor: Lusa/AO online
    No Pico, Cavaco Silva admirará a paisagem protegida da cultura da vinha, que foi classificada como Património Mundial pela UNESCO, em 2004, assim como o Museu do Vinho, que se dedica à preservação deste património.

    Implantada em campos de lava, a paisagem protegida inclui vinhedos divididos por muros de pedra basáltica, adegas típicas da região e algumas espécies raras de fauna e flora na Europa, como o morcego diurno.

    Devido à sua elevada qualidade, o vinho "verdelho" produzido no Pico, ilha com cerca de 15 mil habitantes, chegou a ser servido aos czares da Rússia e nas mesas do Vaticano.

    O Chefe de Estado segue, depois, a bordo de um helicóptero EH-101 da Força Aérea, para a ilha do Faial, aproveitando para sobrevoar o vulcão dos Capelinhos, numa altura em que se comemora os 50 anos da erupção.

    Na ilha com cerca de 15 mil habitantes, Cavaco Silva vai visitar as obras do centro de interpretação do vulcão e participa numa sessão solene para assinalar a erupção que durou 13 meses e mudou o "rosto" do Faial.

    A catástrofe natural, que destruiu moradias e terrenos de cultivo, levou a que cerca de metade dos 30 mil habitantes da altura emigrassem, principalmente para os Estados Unidos da América, ao abrigo de legislação especial.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados