Durante 22 anos, António Costa Santos foi o provedor da Mesa da Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres, sendo o “rosto” mais visível da organização das maiores festas açorianas.
António Costa Santos, com 75 anos, recebeu segunda-feira a medalha de ouro do município de Ponta Delgada, durante uma homenagem realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Membro da Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres, desde muito novo, foi eleito para a Mesa da Irmandade aos 30 anos.
Começou como vogal e, posteriormente, em 1972, é eleito secretário, exercendo ainda as funções de encarregado do protocolo. Foi ainda eleito vice-provedor, cargo que exerceu até 31 de dezembro de 1989.
A partir de 1990 foi o provedor da Mesa da Irmandade, cargo que exerceu até 2012, sendo sucedido por Carlos Faria e Maia.
“Estou muito emocionado com esta homenagem. Na nossa vida não fazemos nada para sermos reconhecidos, mas fazemos para servir. A minha vida tem sido para servir a comunidade, família, amigos e, sobretudo, serviço a Deus. Sou devoto do Santo Cristo desde pequenino e dediquei grande parte da minha vida à Irmandade”, conta António Costa Santos.
O antigo provedor considera que “a entrega desta medalha é mais uma homenagem ao culto do Santo Cristo. O senhor Santo Cristo merece todas as homenagens e mais algumas”.
“Sinto-me pequenino com este reconhecimento”, revelou António Costa Santos, que juntou quase toda a família para assistir à homenagem.
Ponta Delgada homenageia o "rosto" das festas
António Costa Santos, antigo provedor da Irmandade do Santo Cristo, foi homenageado pela Câmara Municipal de Ponta Delgada.
Autor: Luís Pedro Silva
