Açoriano Oriental
Câmara da Ribeira Grande quer aumentar o nível de escolaridade no concelho

A Câmara Municipal da Ribeira Grande pretende aumentar o nível de escolaridade no concelho, nomeadamente ao nível do ensino superior.

Câmara da Ribeira Grande quer aumentar o nível de escolaridade no concelho

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

A intenção foi manifestada pelo presidente da autarquia, Alexandre Gaudêncio, numa sessão de divulgação de apoios aos alunos do 12º ano, promovida pela Associação de Pais da Escola Secundária da Ribeira Grande, que contou também com a presença do Vice-Reitor da Universidade dos Açores, Adolfo Fialho.


“Apesar de sermos o concelho mais jovem do país, a taxa da população com ensino superior é 11,3%, abaixo da média regional (14%) e da nacional (20%), segundo dados dos censos de 2021. Cabe assim à vossa geração melhorar estes resultados”, disse o autarca citado em nota de imprensa.


Alexandre Gaudêncio recordou as várias medidas que a autarquia tem em vigor para incentivar os alunos a prosseguirem os estudos, nomeadamente a bolsa de mérito escolar e as bolsas de ingresso no ensino superior, que no presente ano letivo apoiaram cerca de 150 alunos e representaram um investimento de 135 mil euros.


Para o autarca “a nossa política educativa, baseada na promoção do mérito e do reconhecimento, sem esquecer as famílias com menos recursos financeiros, começa a dar resultados, porque nos últimos 10 anos aumentamos a percentagem de população com ensino superior em mais 5%”, alertando para que “todos devem aproveitar os vários programas de apoio existentes para aliviar financeiramente as famílias dos encargos com a educação”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados