Açoriano Oriental
Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada assinala Dia Internacional dos Arquivos
A Secretaria Regional da Educação e Cultura promove, esta terça-feira, a realização de uma conferência na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada para assinalar o Dia Internacional dos Arquivos.
Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada assinala Dia Internacional dos Arquivos

Autor: Ana Carvalho Melo

A conferência, que terá início pelas 21h00, será proferida por José Borbinha, do Instituto Superior Técnico, e versará sobre arquivos e bibliotecas digitais.

Este investigador tem desenvolvido atividade de engenharia e investigação em Sistemas de Informação, sendo uma das suas áreas de interesse a preservação digital em bibliotecas e arquivos, incluindo repositórios científicos, além de aspetos relacionados com a gestão de informação e a gestão de risco no contexto das práticas de Arquitetura Empresarial.

Entre 1998 e 2005, José Borbinha foi Diretor dos Serviços de Inovação e Desenvolvimento da Biblioteca Nacional, altura em que lançou a iniciativa da Biblioteca Nacional Digital, e tem participado e coordenado projetos nacionais e internacionais sobre publicação digital e bibliotecas e arquivos digitais.

No mesmo dia, também na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, pelas 18h30, realiza-se, no âmbito da Temporada Artística 2015, um Recital para Violino e Cravo, intitulado “Música Barroca na Europa do Sul a Norte”, com Grigori Spektor, no violino, e Cristiana Spadaro, no cravo.

Este recital é dedicado à passagem dos 330 anos do nascimento de dois dos grandes génios da música mundial, Johann Sebastian Bach, compositor alemão, e Georg Friedrich Händel, nascido na Alemanha, mas naturalizado inglês em 1727.

O concerto celebra outras duas figuras de renome da música barroca, o compositor e violinista italiano Francesco Maria Veracini e o compositor inglês Henry Purcell.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados