Açoriano Oriental
Barão de droga mexicano condenado a prisão perpétua
O barão da droga mexicano, Francisco Javier Arellano Félix, um dos principais traficantes de estupefacientes do Mundo, segundo as autoridades norte-americanas, foi condenado segunda-feira a prisão perpétua em San Diego, Califórnia.

Autor: Lusa / AO online
Segundo fonte judicial, Arellano Felix, líder do cartel de Tijuana, foi condenado pelo juiz federal Larry Burns, uma decisão que era esperada desde 17 de Setembro, altura em que o acusado se declarou como culpado e recusou um processo de contraditório.

Antes do juiz Burns ter pronunciado a sentença, o advogado de Arellano Félix leu, durante a audiência, uma carta do seu cliente na qual este pediu perdão.

“Quero pedir perdão à minha mãe, à minha esposa e aos meus filhos por deixá-los sozinhos enquanto cumpro uma pena de prisão perpétua devido aos meus actos faltosos e às minhas actividades ilegais. Perdoem-me”, afirmou o traficante.

“Estou cheio de remorsos e aceito assumir a responsabilidade dos meus actos. Se pudesse emendar o que fiz, era o que faria”, disse Félix, na mesma carta.

Ao declarar-se culpado, em Setembro, Arellano Félix conseguiu um acordo com o ministério público para evitar a pena capital.

Arellano Félix reconheceu ter dirigido uma organização criminosa e ter participado em operações de branqueamento de dinheiro.

O acusado, filho mais novo de uma família que dirige o tráfico de droga de Tijuana desde o início dos anos 1980, não poderá beneficiar de uma libertação condicional, que não existe no sistema judicial federal, pelo que passará o resto da sua vida detido.

O acordo concluído com o procurador federal inclui o pagamento de uma multa de 50 milhões de dólares.

Arellano Felix foi capturado em meados de Agosto de 2006 por guardas costeiros norte-americanos quando pescava num barco em águas internacionais ao largo de La Paz, na Baixa Califórnia, México.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados