Açoriano Oriental
Árvore de Natal Solidária visa recolher ofertas para crianças

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores realiza, até 6 de janeiro, uma campanha solidária de recolha de ofertas para crianças. Contribuições estão abertas a toda a comunidade

Árvore de Natal Solidária visa recolher ofertas para crianças

Autor: Carlota Pimentel

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores (FCT-UAc) está a promover, pela primeira vez, uma campanha solidária de recolha de ofertas para crianças, a reverter a favor do Instituto de Apoio à Criança (IAC) em Ponta Delgada.

A iniciativa, que decorre até 6 de janeiro, estende-se a toda a comunidade. As ofertas podem ser entregues no hall do Complexo Científico ou no secretariado da FCT-UAc, no mesmo edifício.

Ao Açoriano Oriental, Luís Silva, presidente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UAc, revelou que a iniciativa surgiu como uma forma de envolver a comunidade académica nas celebrações natalícias: “A presidência da FCT entendeu que devíamos ser mais proativos na época natalícia, tentando envolver tanto os docentes como os alunos”.

Segundo o professor, “inicialmente, pensámos em desenvolver árvores de Natal tecnológicas, mas não tivemos muito sucesso e, depois, lembrei-me de realizar esta árvore de Natal solidária que não tem propriamente uma componente física”.

Por outras palavras, é uma árvore de Natal idealizada para ser “construída” pelas ofertas das pessoas: “Não existe como árvore de Natal, mas como um espaço onde as pessoas podem contribuir com ofertas para crianças que serão distribuídas pelo Instituto de Apoio à Criança em Ponta Delgada”.

Na lista de artigos destinados às crianças consta  vestuário e calçado, material de puericultura, produtos de higiene, material escolar, material lúdico e brinquedos.

Luís Silva solicita “às pessoas que façam uma contribuição, que indiquem qual é a idade aproximada da oferta que vão disponibilizar” e que as ofertas venham devidamente embrulhadas.

Conforme o docente, oIACAçores tem vários programas de apoio a crianças e jovens, desde os 0 aos 18 anos, o que motivou que esta fosse a instituição eleita para beneficiar da iniciativa solidária.

Questionado acerca do material angariado até à data, o responsável pela FCT-UAc admite estar “um pouco abaixo das expectativas, infelizmente. Temos entre 20 a 30 ofertas. Estamos a tentar insistir junto da comunidade académica para ver se conseguimos aumentar o número de contribuições”.

A campanha está aberta não só à comunidade académica, mas também ao público em geral: “Qualquer pessoa que queira e tenha a amabilidade de passar no Complexo Científico, na Rua da Mãe de Deus, pode igualmente deixar a sua oferta na árvore. O espaço é visível e fácil de identificar. A entrega também pode ser feita na secretaria da Faculdade. E podem ainda contribuir para apoiar o Instituto de Apoio à Criança ou outras entidades, diretamente”.

De acordo com Luís Silva, esta é a primeira edição da Árvore de Natal Solidária, mas há intenção de repetir a iniciativa no futuro, caso os resultados sejam positivos.

O docente deu ainda nota de que, com o objetivo de promover o envolvimento dos alunos nas diferentes atividades da FCT-UAc, foi atribuída “recentemente uma nova sala na faculdade aos núcleos de estudantes, de modo a que se sintam mais integrados e desenvolvam, além dos estudos, atividades extracurriculares, que podem ser dirigidas à comunidade ou ao seu próprio desenvolvimento”.

Refira-se que a Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT-UAc) está a promover esta campanha solidária em colaboração com a Reitoria, as Faculdades de Ciências Sociais e Humanas e de Economia e Gestão, e a Escola Superior de Saúde.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.