Açoriano Oriental
Altice vai investir 8 ME na expansão da fibra ótica e modernização da rede móvel nos Açores até 2023

Ana Figueiredo, em entrevista ao Açoriano Oriental, a atual CEO da Altice Portugal fala sobre a importância do mercado açoriano e os investimentos previstos para a Região. Até ao final do ano, a Altice pretende que o serviço 5G nos Açores abranja cerca de 75% da população

Altice vai investir 8 ME na expansão da fibra ótica e modernização da rede móvel nos Açores até 2023

Autor: Paulo Simões

Ana Figueiredo, é a primeira vez que se desloca aos Açores desde que assumiu o cargo de CEO da Altice em abril e na mala traz um pacote de investimentos, em concreto, em redes, tecnologia e inovação. Começo por lhe perguntar que importância tem para a carteira de negócios da Altice o mercado açoriano?

Ao longo dos anos, temos vindo a reiterar o nosso compromisso com os Açores, investindo de uma forma muito consistente, sobretudo no que diz à infraestruturação. Mas não falo só em fibra ótica, mas também na rede móvel, na expansão do 4G e, agora, com o 5G.

Historicamente somos o operador que mais tem investido nos Açores.  Para ter uma ideia, só em 2022 e 2023, estimamos um investimento de cerca de 8 milhões de euros.
Os Açores têm índices de cobertura dos mais elevados a nível nacional com cerca de 97% de cobertura de fibra ótica. Para além deste rollout de fibra ótica, estamos também a trabalhar na modernização e expansão da rede móvel: temos previsto para os próximos dois anos, 14 novas estações da rede móvel para reforço de cobertura nas ilhas de Santa Maria, São Jorge, Faial, Terceira, Pico e São Miguel.

Já em termos da nova rede móvel, 5G, atualmente temos ao serviço seis estações 5G na RAA, sendo que, até ao final de 2022, prevemos a ativação de 5G em mais 22 estações na RAA, com o objetivo colocar este serviço em todas ilhas e em todos os concelhos, cobrindo cerca de 75% da população.

Isto é prova da importância e do reconhecimento que damos à Região Autónoma dos Açores. É prova do nosso compromisso em conferir uma maior competitividade a este arquipélago, torná-lo mais forte, para assim atrair maior investimento privado, criar mais riqueza e posicioná-lo como uma referência tecnológica o nível nacional e, quiçá, a nível internacional.

Pelas suas características específicas, os Açores podem ser um bom laboratório para a Altice, isto é, podem funcionar como “zona de teste” para determinados produtos, serviços ou tecnologias?

Os Açores aportam em si um conjunto de atributos únicos que colocam esta região numa situação privilegiada e com um mundo de oportunidades por explorar. Situada numa zona periférica de Portugal Continental e composta por nove ilhas, a realidade da Região Autónoma dos Açores eleva a relevância e o peso que a tecnologia e as infraestruturas de comunicações aportam para o dia-a-dia das populações e empresas.

A conectividade torna-se assim essencial para explorar potenciais da tecnologia, para apoiar no desenvolvimento e crescimento das empresas da Região, sejam pequenas, médias ou grandes, para incentivar o desenvolvimento económico e social da região, assim como o seu desenvolvimento competitivo.

As características próprias de cada ilha, com a sua “abertura” para o mundo, tornam a RAA um caso único, com as características ideais para o desenvolvimento de projetos, serviços e produtos nas mais diversas áreas tecnológicas e que poderão ser exportados.

Mas não será apenas pela sua localização geográfica e características geológicas que os Açores são uma fonte de inspiração. As suas gentes, o ‘know-how’ e o conhecimento proporcionado pela Academia, as empresas que cá estão sediadas, são fundamentais para a promoção do seu desenvolvimento social e económico.

Este é um dos nossos objetivos para esta visita e é isso que queremos partilhar na conferência “Tecnologia: a próxima geração”, promovida pela Altice Empresas. Queremos juntar clientes, parceiros e empresários da Região num encontro que promova a partilha de experiências, a partilha de ‘know-how’, a partilha de soluções inovadoras que visam fomentar os negócios e a economia regional dos Açores.

Na nossa ótica, se há tecnologia por utilizar, tendências para desenvolver e um futuro para melhorar e criar, cabe-nos procurar parceiros que queiram trabalhar em conjunto no desenvolvimento destas novas soluções e projetos em prol de Portugal e dos portugueses.

O nosso dia-a-dia é feito de parcerias, colaboração e cooperação. E são esses mesmos conceitos que ligam a Altice Portugal à Região Autónoma dos Açores. Acreditamos que o sucesso, em termos de desenvolvimento, de dinamização económica e de criação de valor, apenas pode ser alcançado através de um ecossistema de parcerias e parceiros, tendo por base uma relação próxima, consistente, de confiança, persistência e dedicação. E é isso que hoje partilhamos.

Nesta sua vinda aos Açores vai estar na Universidade para assinar um protocolo de parceria ente a Altice Labs e a Academia. Em que consiste essa parceria e que mais valias trará para a Universidade e para a Região?

Não é possível inovarmos, atingirmos os nossos objetivos, sermos mais fortes e competitivos, sem termos as pessoas, com as competências certas, com a motivação certa.  E neste caso em particular, sem os jovens que são o futuro do nosso País.

As nossas universidades são, sem dúvida, a base do crescimento e desenvolvimento dos nossos jovens. São elas que também os educam, que os preparam para a vida adulta e profissional, são elas que lhes oferecem o conhecimento, o ensinamento e que os formam para o seu percurso profissional.

Temos por isso uma relação respeitosa com a Universidade. Concedendo-lhe a sua importância e valor, trabalhando, com muitas delas, lado a lado, em prol do desenvolvimento do nosso País e em prol da formação e crescimento dos nossos jovens.

A assinatura do protocolo de colaboração entre Altice Labs e a Universidade dos Açores vai compreender várias áreas, começando pela cooperação ao nível da formação pós-Graduada, estágios no âmbito de projetos colaborativos de I&D e intercâmbio de especialistas.

Portugal tem vindo a afirmar-se como um polo atrativo para quem quer desenvolver tecnologia, somos referência na área da engenharia e isso é muito fruto da aposta que se fez em anos anteriores na produção do conhecimento nas universidades.

É isso que a Altice Portugal e a Universidade dos Açores celebram com esta parceria. Nós colhemos esse conhecimento, transformando-o em valor para a sociedade e para a economia; a Academia precisa de casos práticos e concretos que possam contribuir para a criação de novos casos e espaços de investigação.

Vai ainda renovar a parceria com o Nonagon - uma parceria para a Inovação e Empreendedorismo. Que trabalho tem resultado dessa parceria com o Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel?

Em 2018 demos início à colaboração entre a Altice Labs e a NONAGON – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel – com a ambição de trazer mais inovação, mais tecnologia e promover o empreendedorismo da Região.

Uma parceria de sucesso e que tem dado bons resultados. Através do trabalho que tem vindo a ser realizado entre a Altice Labs e NONAGON, temos vindo a prestar mentoria a diversas start-ups instaladas neste Parque Tecnológico, ajudando-as no processo de amadurecimento e na sua aproximação ao mercado, bem como possibilitamos o acesso a produtos da Altice Empresas.

Acredito que a renovação desta parceria demonstra o nosso compromisso com a NONAGON. Um compromisso que potencia a criação de valor e o dinamismo, que fomenta a atividade económica da Região, a concentração de mais investimento, mas que, acima de tudo, visa apoiar projetos que contribuam para os Açores e para os açorianos.

Ponta Delgada, Ribeira Grande e Lagoa vão ser alvos de um investimento em infraestruturação de fibra ótica e redes por parte da Altice. Em concreto, o que é que isso representa para estes dois concelhos, para os clientes e potenciais clientes da Altice?

Representa a melhoria de serviço, do acesso a um novo e maior mundo de oportunidades, seja para cidadãos, seja para empresas.

Este anúncio de investimento em infraestrutura realiza-se no âmbito da visita que a Comissão Executiva da Altice Portugal realiza a esta Região, onde irá apresentar uma nova vaga de investimento em redes, tecnologia e inovação, e apoio a iniciativas das áreas da sustentabilidade e responsabilidade social.

O foco continua a ser o mesmo: o de investir em infraestruturas de fibra ótica de última geração e rede móvel que garantam a qualidade do serviço e a evidente satisfação do cliente.

Continuamos por isso a investir, anualmente, na expansão da maior rede de fibra ótica na Região Autónoma dos Açores, permitindo a ligação de alto débito quer para empresas como para particulares, bem como na melhoria da rede móvel, com expansão do 4G e preparação para a futura geração do 5G.

No caso concreto destes três Municípios: o Município da Ribeira Grande vai ver instalado um novo site móvel na freguesia de Fenais da Ajuda e a ativação da rede 5G até ao final do ano 2022, já o Município de Ponta Delgada, o maior Município dos Açores, vai passar a ter uma cobertura de fibra ótica superior a 95% e três novos sites móveis nas freguesias de Santo António, Ajuda da Bretanha e Candelária. Por fim, o Município de Lagoa vai passar a estar dotado de uma cobertura de fibra ótica superior a 95% até final de 2022, bem como a implementação de três novos sites móveis nas freguesias de Cabouco, Água de Pau e Lagoa, de forma a reforçar a cobertura de voz e dados móveis naquelas áreas e envolventes.

Pode quantificar o investimento que vai ser realizado?

Temos vindo a realizar um investimento sustentado e contínuo, sendo que só em 2022 e 2023, vamos investir cerca de 8 milhões de euros na expansão da fibra ótica e na modernização de toda a rede móvel do arquipélago, posicionando a Região Autónoma dos Açores referência tecnológica a nível nacional.

A Altice tem vindo, desde há muito, a desenvolver trabalho na área da responsabilidade social. É nesse espírito que se enquadram as diversas iniciativas que vão desenvolver nesta vinda à Região?

Liderar o futuro através da tecnologia e da inovação, promover a melhoria da vida das pessoas, das empresas e contribuir ativamente para a sustentabilidade do planeta são alguns dos nossos eixos de atuação.

Mas leia-se sustentabilidade em vários vetores: seja empresarial, económica, ambiental ou social. E esta é uma realidade que levamos muito a sério.

Para nós a tecnologia só faz sentido se tiver um propósito ao serviço das pessoas, na construção do futuro das populações, queremos apoiar projetos e iniciativas que contribuem para o desenvolvimento das Regiões e para a melhoria do dia-a-dia dos cidadãos.

Nesta visita trazemos ainda solidariedade na forma tecnológica, solidariedade em forma de inclusão, solidariedade na vertente digital.

Não podemos aceitar que existam pessoas sem acesso a tecnologia, a equipamentos, a redes que lhes garantem acesso à internet e, consequentemente promovam a iliteracia e a falta de competências digitais. Por isso vamos doar equipamentos tecnológicos ao Lar da Mãe de Deus e ao Centro Social e Paroquial da Fajã de Baixo, de forma a dar respostas às suas necessidades, garantindo e contribuindo para o contacto destes jovens à digitalização da educação e da sociedade.

Numa outra vertente sustentável será ainda na Ribeira Grande que iremos oferecer uma prancha de Surf adaptado à Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande e duas pranchas da Liga MEO Surf, ao Clube Naval de Rabo de Peixe.

Para nós, faz todo o sentido que as crianças que vivem perto do mar, mas não só, tenham acesso à prática dos desportos aquáticos, como é o exemplo do surf. Temos consciência de que a prática do Desporto é muito mais do que apenas isso: molda as pessoas, transmite-lhes valores, promove hábitos de vida saudáveis e melhora a qualidade de vida.

Muito se tem falado do 5G e das potencialidades que oferece aos utilizadores. Em que ponto está a cobertura do 5G nos Açores e quem mais beneficia desta nova geração das redes móveis?

Foi no dia 1 de janeiro de 2022 que a rede 5G da Altice Portugal passou a estar disponível de norte a sul do País, em todas as capitais de distrito e ilhas. Como é o caso dos Açores.

Atualmente temos ao serviço dos açorianos seis estações 5G, sendo que prevemos até ao final do ano a ativação de mais 22 sites móveis 5G, com o objetivo de colocar este serviço em todas as ilhas e em todos os concelhos dos Açores, cobrindo cerca de 75% da população.







PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados