Açoriano Oriental
Espaço
Agência Espacial Europeia tenta contactar sonda russa
Os especialistas da estação de radares da Agência Espacial Europeia (ESA) situada em Perth, na Austrália, farão cinco tentativas para contactar com a sonda russa Phobos-Grunt, que está perdida da órbita terrestre, anunciou René Pichel, representante da ESA na Rússia.

Autor: Lusa/AO online
As cinco tentativas para obter os dados telemétricos da sonda Phobos-Grunt serão empreendidas durante a noite e a madrugada e cada ligação vai durar entre 6 a 7 minutos.

Na noite passada, a sonda reagiu a um comando automático enviado de Perth e os especialistas australianos conseguiram também receber um sinal, mas não obtiveram dados telemétricos.

Vitali Davidov, porta-voz da Agência Espacial Russa, anunciou que "a janela de tiro para Marte estará aberta até ao fim do mês", mas frisou que não existem praticamente possibilidades de que a missão da Phobos-Grunt se realize.

A sonda foi lançada do cosmódro de Baikonur na noite de 8 para 9 de Novembro, mas ficou a girar em torno da Terra em vez de dirigir-se Fobos, uma das luas marcianas.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados