Açoriano Oriental
13 distritos em alerta por causa do calor
O Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje, em aviso de risco máximo de incêndio vários concelhos de 13 distritos do norte, centro e sul de Portugal.

Autor: Lusa/AO On line

Pelas 5:40, estavam ativos quatro incêndios em Portugal Continental, sendo o de Outeiro, em Penafiel, no distrito do Porto, o que concentrava mais meios, segundo o portal da Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC).

O nível de aviso de risco máximo de incêndio do IM está ativo para concelhos do distrito de Viana do Castelo, Braga, Vila Real e Bragança.

Nos distritos de Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco este nível de aviso abrange praticamente todos os concelhos.

Já nos distritos de Leiria, Santarém e Portalegre apenas os concelhos do interior estão sob este aviso, enquanto no distrito de Faro apenas o concelho de S. Brás de Alportel está com um aviso de risco máximo de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, que variam entre o "reduzido" e o "máximo” e o seu cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00, da temperatura do ar, da humidade relativa, da velocidade do vento e da quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Segundo informação disponibilizada pela ANPC, na quarta feira registaram-se 419 incêndios florestais, sem indicação de área ardida ou tipo de vegetação afetada, que foram combatidos por 5572 bombeiros, apoiados por 1570 veículos.

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais iniciou a “Fase Charlie”, considerada a de maior risco de incêndios, a 01 de julho e deverá terminá-la a 31 de setembro.

O IM prevê para hoje a continuação do tempo quente, esperando-se uma temperatura máxima de 31 graus Celsius no Porto, 33º em Lisboa, 30º em Faro, 25º em Ponta Delgada e 26º no Funchal.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados