Irão

Vice-presidente desmente renúncia ao cargo

O primeiro vice-presidente iraniano, Esfandiar Rahim Mashaie, desmentiu esta segunda-feira que tenha pedido a demissão como foi noticiado no domingo pela televisão iraniana em língua inglesa Press-TV.


“Numa acção coordenada, determinados sites da Internet publicaram uma informação referente a demissão de Mashaie, o primeiro vice-presidente, com o objectivo de atingir o governo”, segundo uma mensagem publicada na página pessoal de Mashaie na Internet.

“Esta informação é um rumor e uma mentira e estes rumores propagaram-se por inimigos (…) do governo”, adianta.

Domingo, a cadeia de televisão oficial em língua oficial Press TV tinha afirmado que Mashaie, um personagem controverso muito próximo do presidente eleito, se tinha “demitido três dias depois de ter sido nomeado” primeiro vice-presidente.

No ano passado, Mashaie viu-se envolvido em intensa polémica depois de ter afirmado que o Irão era "amigo do povo israelita".

O próprio Guia Supremo iraniano, Ali Khamenei, foi forçado a intervir, desvalorizando as declarações e exigindo um fim da polémica em torno do assunto.

A notícia da demissão tinha inicialmente como fonte a agência de imprensa Pana, financiada pelo Ministério da Educação iraniano, e não foi ainda confirmada por fontes independentes.

A filha de Mashaie é casada com o filho do ultra-conservador Ahmadinejad.

A nomeação foi alvo nos últimos dias de críticas de políticos conservadores e alguns dignitários religiosos.

PUB