Açoriano Oriental
Vaticano enfrentou situação ao colocar em prisão domiciliaria padre acusado de pedofilia
O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa considerou que o Vaticano agiu no sentido de "enfrentar as situações e não de as camuflar" ao colocar em prisão domiciliária o antigo arcebispo polaco Jozef Wesolowski, acusado de pedofilia.
Vaticano enfrentou situação ao colocar em prisão domiciliaria padre acusado de pedofilia

Autor: Lusa/AO online

“Vai na linha de se enfrentar as situações e não de as camuflar. Quando há provas e há dados, há que agir de acordo com eles e penso que a Santa Sé o fez. O processo não está terminado, mas a Santa Sé agiu de acordo com os dados que tem em mão”, disse  Manuel Joaquim Barbosa.

O Vaticano colocou hoje em prisão domiciliária o antigo arcebispo polaco Wesolowski, acusado de pedofilia, sendo o primeiro caso do género, adiantou um porta-voz da Santa Sé, sublinhando que foi o próprio papa Francisco a exigir uma ação rápida.

O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, citado pela agência noticiosa francesa AFP, declarou que o tribunal criminal da Santa Sé determinou esta medida em audiência preliminar.

De acordo com Manuel Joaquim Barbosa, a tomada de posição da Santa Sé surge no seguimento daquilo que a igreja tem vindo a fazer nos últimos anos, no sentido de “clarificar as situações”.

“Trata-se de uma situação inédita. É a primeira vez que acontece aplicar a prisão domiciliária. É uma ação do tribunal da Santa Sé, mas não tenho mais dados”, sublinhou.

Segundo o padre, a igreja tem agido no “sentido da clarificação”, reiterando que as conferências episcopais têm todas “diretrizes muito claras para estas situações”.

O antigo bispo Jozef Wesolowski, embaixador da Igreja Católica na República Dominicana, foi deposto em junho passado, depois de ter sido condenado por abuso sexual por um tribunal da Santa Sé.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados