Universidade de Chicago procura tranquilizar depois do assassínio de estudante

Disparos fatais contra um doutorado senegalês e outros dois ataques à mão armada próximos levaram as autoridades de uma prestigiada universidade norte-americana a tentar tranquilizar os estudantes sobre a sua segurança.


A Universidade está rodeada em três lados por três das vizinhanças mais violentas do país.

    Amadou Cisse, que a Universidade de Chicago disse ter 29 anos, foi morto a tiro quando passeava perto do recinto universitário, menos de uma hora depois de um funcionário da universidade ter sido atacado a tiro quando passeava perto e de duas estudantes terem sido roubadas à mão armada, disse a polícia.

    A presença da polícia foi reforçada terça-feira na Universidade e o reitor, Robert Zimmer, disse numa carta aos estudantes que vão aumentar por tempo indeterminado as patrulhas da polícia.

    Há muito que a Universidade se defronta com problemas de segurança. Situada no Sul de Chicago confina com três áreas ligadas ao crime. O quarto lado situa-se frente ao Lago Michigan.

    Cisse, um estudante de química defendera recentemente com sucesso a sua tese de doutoramento, disseram as autoridades. A embaixada senegalesa em Washington disse que ele era filho de um oficial das Forças Armadas já falecido e que a mãe, dois irmãos e uma irmã viviam em Dacar, a capital senegalesa.

    Foi pouco depois das 01:30 da madrugada de segunda-feira que testemunhas viram um homem disparar contra o peito de Cisse antes de fugir num carro, disse a polícia, convicta de que o incidente pode estar ligada a uma tentativa de roubo, embora a carteira e os livros de Cisse tenham ficado para trás.

    As autoridades universitárias foram criticadas por não terem informado os estudantes durante nove horas sobre a morte de Cisse e os outros incidentes.
PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024