Sufrágio decorre com "tranquilidade absoluta"

As eleições legislativas regionais dos Açores decorrem hoje com "tranquilidade absoluta" e sem queixas ou incidentes, disse à agência Lusa o delegado da Comissão Nacional de Eleições (CNE) no arquipélago.


 

Segundo José Vicente, “o ato eleitoral está a decorrer com tranquilidade absoluta”, não havendo registo de queixas nem incidentes.

O delegado da Comissão Nacional de Eleições adiantou que os contactos feitos esta manhã para a CNE visaram saber a forma de aceder às projeções da abstenção e aos resultados eleitorais, situação que partiu de partidos políticos e de órgãos de comunicação social.

Às 11:00 locais, mais uma hora em Lisboa, cerca de 7,47 por cento dos eleitores inscritos para as eleições legislativas regionais dos Açores tinha votado, segundo dados da Direção Regional de Organização e Administração Pública (DROAP).

No universo de 228.160 eleitores recenseados, votaram cerca de 17 mil pessoas, de acordo com a informação que a DROAP conseguiu recolher àquela hora.

Segundo esta direção regional, há quatro anos, até à mesma hora, 10,34 por cento dos eleitores tinham exercido o direito de voto nas legislativas regionais.

Os eleitores vão hoje escolher os 57 deputados à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores para os próximos quatro anos.

De acordo com os resultados das eleições, o Representante da República nomeia depois o presidente do Governo Regional que, por sua vez, propõe os membros do executivo.

PUB

Premium

Nos Açores, duas crianças morreram pelas mãos dos próprios pais. Os casos integram um estudo nacional do Instituto de Apoio à Criança que analisou casos judiciais entre 2009 e 2023, revelando fragilidades familiares, isolamento social e falhas na deteção precoce de risco. Uma análise que identificou 66 crianças vítimas em Portugal