PS/Açores diz que Governo Regional não faz obras em escolas apesar da “muita propaganda”

O líder do PS/Açores disse que por parte do executivo regional de coligação PSD/CDS-PP/PPM há “muita proclamação” e “muita propaganda”, mas “nada é feito”, dando como exemplo a degradação das escolas



“Temos um problema real de infraestruturação nos Açores e o tão proclamado plano de manutenção [dos edifícios escolares], que era para ser feito, nunca acaba por ser feito”, disse Francisco César aos jornalistas, no final de uma visita à Escola Secundária das Laranjeiras, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

O dirigente socialista, que estava acompanhado por deputados do grupo parlamentar açoriano, referiu que os Açores começam “a ter um enorme problema”.

“Há muita proclamação, há muita propaganda [por parte do Governo Regional], e, no final, nada é feito e parece que muitos dos edifícios estão a cair aos bocados. Mas, na verdade, o que está mesmo a acontecer é que este Governo também está a cair aos bocados, porque devia sair dos gabinetes, vivem fechados nos seus gabinetes e a fazer proclamações”, criticou.

Francisco César acrescentou que, no domingo, ouviu o secretário Regional das Finanças, Duarte Freitas, dizer que se vive o “melhor momento de sempre na Região Autónoma dos Açores, com uma economia pujante e com as maiores receitas de sempre”.

“Bom, então se nós temos as maiores receitas de sempre, porque é que temos os maiores défices de sempre? Se nós temos as maiores receitas de sempre, porque é que não pagam nada a ninguém?”, questionou.

E prosseguiu: “Se nós temos o maior orçamento de sempre, com recordes de impostos, com recordes de transferências do Orçamento do Estado, transferências extras nunca antes existentes, com fundos comunitários nunca em tão grande volume, porque é que as escolas estão, muitas vezes, com problemas de segurança para os próprios alunos e para os professores?”.

Segundo o líder socialista açoriano, a Escola Secundária das Laranjeiras, que hoje visitou, tem “imensos problemas” e no orçamento para este ano da região estão apenas disponíveis 200 mil euros para obras.

No rol das escolas que estão com “graves problemas” encontram-se estabelecimentos de ensino de Rabo de Peixe, da Ribeira Grande e de Ponta Delgada (Canto da Maia, Antero de Quental e Laranjeiras), na ilha de São Miguel, adiantou.

Para o PS, o Governo Regional liderado pelo social-democrata José Manuel Bolieiro está “totalmente desligado da realidade”.

“[O Governo] a dizer que nós temos os melhores transportes de sempre, que nunca funcionaram tão bem, que temos a melhor economia de sempre e, no final, nós começamos a ter provavelmente, e temos mesmo, o pior Governo de sempre”, admitiu, referindo que “isto está a chegar às pessoas”.

PUB

Premium

Nos Açores, duas crianças morreram pelas mãos dos próprios pais. Os casos integram um estudo nacional do Instituto de Apoio à Criança que analisou casos judiciais entre 2009 e 2023, revelando fragilidades familiares, isolamento social e falhas na deteção precoce de risco. Uma análise que identificou 66 crianças vítimas em Portugal