Açoriano Oriental
“Sou muito perfeccionista e ambiciono fazer sempre o melhor”

O Teatro Angrense, na ilha Terceira, vai acolher no próximo dia 21 de setembro, pelas 21h30, o concerto de voz e piano com Sofia Escobar, no âmbito da 19.ª edição do Festival Internacional dos Açores que está a decorrer na região

“Sou muito perfeccionista e ambiciono fazer sempre o melhor”

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

“West End à Broadway”, é o espetáculo que Sofia Escobar vai levar até à ilha Terceira, numa viagem que irá passar por musicais bem conhecidos do público, alguns do seus temas preferidos e temas originais do seu disco ‘Tanto Mais’, bem como por alguns musicais que já “tive o prazer de interpretar, como é o caso de ‘O Fantasma da Ópera’, o ‘West Side Story’, mas também vamos passar pelos ‘Miseráveis’, teremos um bocadinho de Disney”, afirmou a cantora ao jornal Açoriano Oriental, acrescentando que “será uma viagem muito bonita para todos”.

Sofia Escobar já atuou na ilha de São Miguel, mas na Terceira é a sua primeira vez. Confessa estar ansiosa e com muita vontade de conhecer a ilha. Como tal refere que “já estive a fazer algumas pesquisas sobre a ilha e de alguns locais... Nunca lá tive (na ilha Terceira), nem em contexto de trabalho, nem em visita turística, portanto, estou muito ansiosa. Tenho muita vontade de conhecer a ilha e tenho muita vontade de cantar, mais uma vez, para o público açoriano”.

Na conversa que manteve com o Açoriano Oriental, a cantora e atriz portuguesa recordou a sua passagem por São Miguel, nomeadamente no festival ‘Música no Colégio’ em 2019 e no Coliseu Micaelense, classificando a ilha de “uma terra maravilhosa e cheia de talento”, porque, como explicou e referindo-se ao ‘Música no Colégio’, “tive o prazer de cantar com músicos locais na altura e foi um concerto que marcou-me muito e que deixa muitas saudades. Na altura também tive tempo para fazer algumas visitas pela ilha, provar as delícias da gastronomia local. Por isso, tenho a certeza que na ilha Terceira vai ser igualmente bom”, frisou.

O Festival Internacional dos Açores (FIA), teve o seu início neste corrente mês e vai até outubro, conta com programação plural, que vai desde a música clássica, ao jazz, fado, teatro, humor, a dança e artes cénicas, abrangendo todas as ilhas dos Açores.

Para Sofia Escobar este género de festival é muito positivo, quer para os artistas quer para o público, porque oferece “uma grande variedade e ao mesmo tempo uma qualidade alta que tenho vindo a acompanhar. Para mim, é uma enorme honra poder estar entre grandes nomes do evento”, disse para acrescentar que essa variedade é “muito interessante porque também vai chamando públicos diferentes. Estando no mesmo cartaz artistas que à partida determinado público não iria ver, como por exemplo, um concerto de música clássica ou uma peça de teatro, por estar incluído em algo que lhes interessa acaba por suscitar curiosidade. É uma forma, também, de chamar novos públicos para novas áreas. Acho isso extremamente positivo”.

Para além de cantora e atriz, Sofia Escobar tem sido uma presença assídua no programa da RTP 1 ‘Got Talent Portugal’, como jurada. Conciliar todas essas áreas poderá não ser fácil, mas Sofia Escobar encontrou um equilíbrio que lhe permite, também, “dar asas à minha criatividade e poder explorar áreas que estão um pouco fora da minha zona de conforto”, isto porque todos os projetos que aceita, “faço com uma consciência muito grande, com a certeza de que serei capaz de os agarrar com unhas e dentes, e fazer o meu melhor. Mas é verdade que gosto muito de desafios. Sou muito perfeccionista e ambiciono fazer sempre o melhor”.

Sobre projetos futuros, Sofoa Escobar já está a trabalhar no seu segundo álbum de originais, depois de em março de 2022, ter lançado o seu projeto de estreia, “Tanto Mais”.  “As ideias que tenho são mesmo de continuar a contar histórias, de poder estar em palco, de poder partilhar com mais gente possível a magia que é para mim cantar”, disse, sublinhando que “sinto-me muito privilegiada por poder viver disso, de fazer o que amo; sinto-me privilegiada por sentir um carinho muito grande do público”. 


“Quero sempre que as pessoas desfrutam do trabalho que foi feito”

Sofia Escobar já pisou diversos palcos, quer em Portugal quer no estrangeiro, e em todos eles os desafios são os mesmos.

A cantora e atriz portuguesa explica que existe um pouco a ideia de que lá fora a pressão é muito maior, mas “não sinto isso assim, porque respeito o meu público seja onde for”, acrescentando que “para mim, essa pressão está sempre presente e a um nível elevado porque quero sempre que as pessoas desfrutam do trabalho que foi feito, independentemente onde atuo”.

Sofia Escobar confessa mesmo que , a meu ver, “quase que há mais pressão quando atuo no meu país porque sinto que as pessoas têm expectativas muito altas a meu respeito e não quero nunca desiludir ninguém”, finalizou.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados