Açoriano Oriental
Sindicato dos trabalhadores dos matadouros e governo chegam a acordo

O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas (STFPSSRA) e o Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, chegou a acordo, relativamente às reivindicações dos trabalhadores dos matadouros da região, suspendendo, assim, a greve que estava em curso.

Sindicato dos trabalhadores dos matadouros e governo chegam a acordo

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Segundo comunicado foi estabelecido um “Protocolo de Entendimento” tripartido entre o sindicato, a Secretaria Regional de Agricultura e o IAMA.

Este “Protocolo de Entendimento”, consagra a definição de funções dos trabalhadores dos matadouros dos Açores, tendo em conta as funções que cada um desempenha.

Estabelece o subsídio de risco em 7 escalões e que variam entre 33% e 50%, do 1.º índice da respetiva categoria de ingresso, consoante a sua antiguidade. Diz ainda que a passagem de escalão dos trabalhadores será a cada 3 anos. A colocação no respetivo escalão a contar da data de ingresso do trabalhador na carreira.

Trata-se de um acordo que, “não sendo a recuperação da carreira especifica regional que os trabalhadores dos matadouros dos Açores perderam em 2008, faz com que os trabalhadores possam recuperar rendimentos e sobretudo que voltem a ter uma definição de carreiras de acordo com as funções que efetivamente desempenham”, explica o sindicato.

“Este acordo significa uma grande vitória para os trabalhadores pois vem repor justiça nos seus rendimentos mas significa também uma vitoria para a economia dos Açores”, finaliza o comunicado.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.