Açoriano Oriental
Sindicato dos trabalhadores dos matadouros e governo chegam a acordo

O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas (STFPSSRA) e o Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, chegou a acordo, relativamente às reivindicações dos trabalhadores dos matadouros da região, suspendendo, assim, a greve que estava em curso.

Sindicato dos trabalhadores dos matadouros e governo chegam a acordo

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Segundo comunicado foi estabelecido um “Protocolo de Entendimento” tripartido entre o sindicato, a Secretaria Regional de Agricultura e o IAMA.

Este “Protocolo de Entendimento”, consagra a definição de funções dos trabalhadores dos matadouros dos Açores, tendo em conta as funções que cada um desempenha.

Estabelece o subsídio de risco em 7 escalões e que variam entre 33% e 50%, do 1.º índice da respetiva categoria de ingresso, consoante a sua antiguidade. Diz ainda que a passagem de escalão dos trabalhadores será a cada 3 anos. A colocação no respetivo escalão a contar da data de ingresso do trabalhador na carreira.

Trata-se de um acordo que, “não sendo a recuperação da carreira especifica regional que os trabalhadores dos matadouros dos Açores perderam em 2008, faz com que os trabalhadores possam recuperar rendimentos e sobretudo que voltem a ter uma definição de carreiras de acordo com as funções que efetivamente desempenham”, explica o sindicato.

“Este acordo significa uma grande vitória para os trabalhadores pois vem repor justiça nos seus rendimentos mas significa também uma vitoria para a economia dos Açores”, finaliza o comunicado.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados