São Miguel é a ilha que inspira mais cuidados quanto ao Covid-19

Tiago Lopes, da Autoridade Regional de Saúde, espera que surjam mais casos positivos na Região nos próximos dias, com as atenções focadas especialmente na maior ilha do arquipélago.



No dia em que não foram registados novos casos positivos de infeção por Covid-19 e foi anunciado o primeiro caso recuperado, a Autoridade Regional de Saúde alertou que o dispositivo continua ativo e que é expectável que surjam novos casos na Região nos próximos dias.

Em conferência de imprensa, Tiago Lopes apelou a que toda a população mantenha o comportamento até agora demonstrado. "Temos a certeza de vir a registar mais casos positivos na Região. A ilha de São Miguel é aquela que nos inspira mais cuidados, é expectável que surjam mais casos positivos lá, ou noutras ilhas, mesmo nas que não têm casos. Todo o dispositivo de saúde pública continua montado e alerta", afirmou.

É em São Miguel que o Governo Regional decretou cercas sanitárias nos seis concelhos da ilha e Tiago Lopes reconheceu alguns constrangimentos desde que a medida entrou em vigor, dia 3 de abril, sexta-feira, e pediu compreensão à população micaelense.

"Houve alguns constrangimentos na normal circulação dos diversos concelhos de São Miguel. É expectável que ainda se sinta nos próximos dias. As empresas ainda terão um período de ajustamento a esta nova realidade, com a emissão de documentos que permitam a circulação entre concelhos. Peço a compreensão a todos os habitantes dos seis concelhos de São Miguel, pois é um período de ajustamento que estamos a viver".

Nos Açores, até às 00:00 de hoje, registam-se 65 casos positivos de infeção por Covid-19, menos um que ontem, dos quais cinco casos que inspiram maiores cuidados e, por isso, encontram-se internados em unidades de cuidados intensivos. Há 50 casos suspeitos que aguardam colheita ou resultados e um total de 2937 vigilâncias ativas.


PUB