I Liga

Salvio e Jonas asseguram difícil triunfo do Benfica sobre o Nacional (vídeos)

Salvio e Jonas foram os marcadores de serviço do Benfica, hoje, na difícil vitória dos "encarnados" sobre o Nacional, que marcou primeiro e criou muitos problemas ao líder na 10.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.


Veja os vídeos da partida aqui.

A jogar em casa, mas perante uma plateia maioritariamente favorável aos visitantes, os madeirenses marcaram muito cedo, facto que importunou de certa forma os "encarnados", obrigados a suar muito para operar a reviravolta.

Depois de uma proveitosa jornada europeia, com vitória sobre o Mónaco (1-0), o Benfica subiu à Choupana com duas alterações na equipa e uma surpresa. Lima e Jonas voltaram à titularidade, em detrimento de Samaris e Derley e Enzo Perez jogou como médio mais defensivo.

Disposta num habitual 4-4-2, a equipa orientada por Jorge Jesus deparou-se com o caraterístico 4-3-3 de Manuel Machado e sentiu algumas dificuldades iniciais, sobretudo por ter sofrido um golo muito cedo.

O Nacional marcou logo aos 56 segundos, naquela que poderá ser catalogada de uma entrada forte dos insulares, mas a contar também com algumas facilidades concedidas pelos "encarnados".

A caminho do primeiro minuto de jogo, João Aurélio fez um trabalho notável na direita e, aproveitando a passividade de André Almeida, colocou a bola em Edgar Abreu, que, de primeira, rematou forte colocado batendo Júlio César.

Com a mesma rapidez com que os madeirenses se colocaram em vantagem, os "encarnados" chegaram à igualdade, aos 07 minutos: Gaitán cruzou na esquerda e Salvio, de cabeça, fez o golo, contando com uma pequena ajuda de Rui Silva, mal batido no lance.

O Nacional reagiu e Marco Matias podia ter igualado, aos 14 minutos, tal como Jonas, aos 17, esteve perto de fazer o seggundo do Benfica, obrigando Rui Silva a defesa apertada.

No entanto, o Benfica chegou mesmo à vantagem aos 19 minutos. Na sequência de um canto batido na esquerda, a bola ficou “perdida” na área, Luisão rematou de forma deficiente e Jonas emendou, para fazer o 2-1.

Com o jogo sempre muito vivo e o Benfica mais próximo da baliza adversária, as equipas foram para o intervalo, com o Benfica em vantagem.

Na segunda parte, foi menos bem jogada do que a primeira. De um lado, o Benfica a tentar o golo da tranquilidade, do outro um Nacional ainda crente na possibilidade de chegar ao empate.

Com muito menos lances de perigo junto das balizas do que na primeira parte, o Benfica foi controlando o jogo, com a vantagem mínima e o Nacional procurava surpreender em contra-ataques rápidos.

Num desses lances, aos 69 minutos, Marco Matías, servido Lucas João, chegou a introduzir a bola na baliza “encarnada”, mas o lance tinha sido travado pelo árbitro por um fora de jogo duvidoso, que motivou muitos protestos dos insulares.

Passados 10 minutos, Mário Rondon escapou pela esquerda e em velocidade bateu Maxi Pereira, mas o remate do internacional venezuelano saiu à malha lateral.

Os últimos minutos de jogo foram passados no meio-campo defensivo do Benfica, com os "alvinegros", insistentes, à procura da igualdade que não se verificou.

PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024