Autor: LUSA/AO online
A cimeira tem início marcado para as 18:00 (17:00 de Lisboa) e tem lugar no dia seguinte a um conselho de ministros do Interior da UE, também marcado extraordinariamente para debater o problema dos fluxos migratórios e a proposta de distribuição de mais 120 mil refugiados que se encontram na Grécia, Itália e Hungria.
Na terça-feira, a chanceler alemã, Angela Merkel, tinha anunciado que a Alemanha e a Áustria pediram a Tusk a realização de uma cimeira europeia extraordinária sobre a crise migratória na próxima semana.
“É um problema para toda a União Europeia e, nesse sentido, pedimos a realização de uma cimeira europeia extraordinária na próxima semana”, disse Merkel à imprensa após um encontro em Berlim com o homólogo austríaco, Werner Faymann.
“Donald Tusk vai tratar disso”, acrescentou.
O Parlamento Europeu votou hoje favoravelmente a proposta da Comissão Europeia para a criação de um mecanismo para recolocar mais 120 mil refugiados pelos Estados-membros.
Colocada de forma extraordinária na agenda parlamentar, a votação da recolocação das pessoas que se encontram em Itália, Grécia e Hungria foi aprovada por uma ampla maioria dos eurodeputados.
-
Novas Tecnologias em discussão no Parlamento dos Jovens
-
Cultura e Social
Doce Tributo: banda revive o sucesso e magia dos ano 80