Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária Antero de Quental

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Reflexões


Focus Group

Após o projeto expositivo inspirado na condição difícil de uma geração, que vivenciou a transição para a vida adulta, durante uma pandemia, surgem, agora, as reflexões das duas participantes açorianas sobre a exposição inaugurada, no dia 14 de março, no CCB.

As discentes Anita Peixoto e Margarida Cruz, em representação da Escola Secundária Antero de Quental, que participaram, em Lisboa, de forma empenhada e ativa na exposição no CCB, contam as suas experiências na primeira pessoa.

Segundo Anita Peixoto, “Sala de Aula, um olhar adolescente” foi um projeto extremamente envolvente e enriquecedor. Começando pelas sessões online do seu focus group, que, desde cedo, se mostraram como um espaço aberto à discussão de pontos de vista e à troca de ideias de alunos de norte a sul do país, com base em temas de extrema importância, desde o impacto do espaço arquitetónico escolar na nossa aprendizagem e na forma como nos relacionamos com o mesmo, até à forma como a pandemia nos afetou, enquanto geração num ponto de viragem, quer na nossa vida pessoal, enquanto adolescentes, quer na nossa vida escolar. " e acrescenta "Toda a experiência foi em si uma forma de nos dar voz, enquanto estudantes e, sobretudo, permitiu-me fazer parte de uma exposição de um dos maiores pontos de convergência cultural do país, como o Centro Cultural de Belém (tendo em conta o fator das barreiras insulares inerentes a uma aluna de Artes numa Região Autónoma).

Margarida Cruz destaca " A convivência, todas as segundas e quartas, acabou por se tornar uma rotina agradável, um momento de reflexão necessário, mas, muitas vezes, esquecido na correria do quotidiano. O projeto atingiu o seu apogeu na inauguração da exposição, acredito. A possibilidade de ir a Lisboa, de estar frente a frente com todos os outros alunos, que fizeram parte do focus group, de ver os nossos conteúdos, num espaço físico, expostos como parte da exposição, conhecer a equipa do CCB e também do Plano Nacional das Artes foram oportunidades incríveis e que me deixaram de coração cheio.".

 

 

 

AO Escolas

Oferta Formativa 2024.2026
A Escola Profissional da Povoação irá iniciar 4 novos cursos para o triénio 2024.2026. As inscrições ainda se encontram abertas. Aceda a este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU9iFeqOzPByJMXYP2eAz4y2qGhpyLYCu1F3HT8puFnIY3bg/viewform e faça a sua inscrição!
 
Escola Profissional da Povoação
Ano Letivo 2024/2025
Encontra-se aberto, até ao próximo dia 15 de agosto de 2024, concurso para formadores externos.
 
EPROSEC - Escola Profissional
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
O projeto Cine Escola da E.S. Lagoa integra o Plano Nacional de Cinema, coordenado pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo promover a literacia cinematográfica. Foram realizadas quatro modalidades de atividades tendo como ponto de partida o catálogo de filmes disponibilizado na plataforma online do Plano Nacional de Cinema.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

CApa AO 2 maio 2025
"Governo aberto a discutir salas de consumo assistido" é a manchete de hoje
 
Legislativas: Candidato do BE/Açores defende melhores salários
O cabeça de lista do Bloco de Esquerda (BE) pelo círculo eleitoral dos Açores às legislativas de 18 de maio defendeu o aumento do salário mínimo e médio e “melhores condições” para quem trabalha por turnos.
 
Ucrânia: Zelensky saúda acordo “verdadeiramente justo” com os Estados Unidos
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, saudou o que considera um acordo "verdadeiramente justo" com os Estados Unidos sobre a exploração dos recursos minerais da Ucrânia, depois de meses de negociações.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.