Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária Antero de Quental

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Reflexões


Focus Group

Após o projeto expositivo inspirado na condição difícil de uma geração, que vivenciou a transição para a vida adulta, durante uma pandemia, surgem, agora, as reflexões das duas participantes açorianas sobre a exposição inaugurada, no dia 14 de março, no CCB.

As discentes Anita Peixoto e Margarida Cruz, em representação da Escola Secundária Antero de Quental, que participaram, em Lisboa, de forma empenhada e ativa na exposição no CCB, contam as suas experiências na primeira pessoa.

Segundo Anita Peixoto, “Sala de Aula, um olhar adolescente” foi um projeto extremamente envolvente e enriquecedor. Começando pelas sessões online do seu focus group, que, desde cedo, se mostraram como um espaço aberto à discussão de pontos de vista e à troca de ideias de alunos de norte a sul do país, com base em temas de extrema importância, desde o impacto do espaço arquitetónico escolar na nossa aprendizagem e na forma como nos relacionamos com o mesmo, até à forma como a pandemia nos afetou, enquanto geração num ponto de viragem, quer na nossa vida pessoal, enquanto adolescentes, quer na nossa vida escolar. " e acrescenta "Toda a experiência foi em si uma forma de nos dar voz, enquanto estudantes e, sobretudo, permitiu-me fazer parte de uma exposição de um dos maiores pontos de convergência cultural do país, como o Centro Cultural de Belém (tendo em conta o fator das barreiras insulares inerentes a uma aluna de Artes numa Região Autónoma).

Margarida Cruz destaca " A convivência, todas as segundas e quartas, acabou por se tornar uma rotina agradável, um momento de reflexão necessário, mas, muitas vezes, esquecido na correria do quotidiano. O projeto atingiu o seu apogeu na inauguração da exposição, acredito. A possibilidade de ir a Lisboa, de estar frente a frente com todos os outros alunos, que fizeram parte do focus group, de ver os nossos conteúdos, num espaço físico, expostos como parte da exposição, conhecer a equipa do CCB e também do Plano Nacional das Artes foram oportunidades incríveis e que me deixaram de coração cheio.".

 

 

 

AO Escolas

Oferta Formativa da EFTAZORES
Aos já habituais cursos nível IV de Cozinha/Pastelaria e de Restaurante/Bar, junta-se o de Alojamento Hoteleiro no próximo ano lectivo.
 
Escola de Formação Turística dos Açores
Noite da Comunidade - 26/04/2024 - Povoação
A Biblioteca Escolar da EBS da Povoação está a organizar a 2ª edição da Noite da Comunidade.
 
Escola Básica e Secundária da Povoação
A Seleção Artificial dos bovinos nos Açores
As turmas do 12ºA e B aceitaram o convite do técnico Carlos Ferreira para conhecerem in loco , no dia 16 de janeiro, a atividade da Associação Agrícola de S. Miguel na área da reprodução assistida dos bovinos na região. Esta área de atividade da Associação, embora pouco divulgada na população em geral, apresenta atualmente uma dinâmica e relevância surpreendentes neste setor.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Dubai investe 33.000 ME em aeroporto com capacidade para 260 milhões de passageiros
O Dubai vai começar a construir novos terminais no Aeroporto Internacional Al Maktoum, para convertê-lo no maior do mundo, com capacidade para mais de 260 milhões de passageiros, um projeto avaliado em cerca de 33.000 milhões de euros.
 
Papa diz que jovens têm de desligar o telemóvel e encontrar pessoas
O Papa Francisco apelou hoje aos jovens que “deixem o telemóvel” e “procurem pessoas” para não se tornarem “profissionais compulsivos da digitação”, durante um evento com jovens na cidade de Veneza, em Itália.
 
Tarrafal queria “reeducar”, mas despertou consciências
 Dois presos políticos regressaram ao Tarrafal com a Lusa, 50 anos depois da libertação, para mostrar como fintaram o isolamento e alimentaram o ideal de independência que até dois guardas converteu.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados