"O preço das casas nos Estados Unidos vai provavelmente começar a estabilizar ou baterá no fundo na primeira metade de 2009", afirma Greenspan.
A crise do sector imobiliário americano, provocada pela crise dos créditos imobiliários de risco designados como"subprime", provocou um agravamento das condições de crédito, prejudicial à actividade económica.
Economistas e analistas estimam que uma retoma do mercado imobiliário dará um sinal positivo aos mercados financeiros e oferecerá melhores perspectivas para o crescimento económico,
O fim da diminuição de preços do imobiliário é uma "condição sine qua non para o fim da crise financeira mundial actual", acrescenta Greenspan.
Sobre as soluções governamentais para salvar os dois gigantes do refinanciamento hipotecário americano Fannie Mae e Freddie Mac, destruídas pela confusão dos "subprime", Alan Greenspan considera que eles são "maus".
Vítimas da deterioração do mercado do imobiliário e do curso da evolução bolsista, Freddie Mac e a sua irmã gémea Fannie Mae conhecem, desde Julho, uma crise que necessitou da intervenção do departamento do Tesouro.
As autoridades puseram em acção um plano de salvamento, validado pelo Congresso e assinado pelo presidente Georges W. Bush, que permite ao tesouro adquirir acções dos dois organismos para lhes emprestar mais dinheiro até ao fim de 2009.
Estados Unidos
Preço do imobiliário vai estabilizar em 2009
O preço do imobiliário americano, na origem da crise financeira, vai estabilizar na primeira metade de 2009, estima o antigo presidente da Reserva Federal, Alan Greenspan, num artigo publicado quarta-feira no Wall Street Journal.
Autor: Lusa/AO online
