Açoriano Oriental
Estados Unidos
Preço do imobiliário vai estabilizar em 2009
O preço do imobiliário americano, na origem da crise financeira, vai estabilizar na primeira metade de 2009, estima o antigo presidente da Reserva Federal, Alan Greenspan, num artigo publicado quarta-feira no Wall Street Journal.

Autor: Lusa/AO online
    "O preço das casas nos Estados Unidos vai provavelmente começar a estabilizar ou baterá no fundo na primeira metade de 2009", afirma Greenspan.

    A crise do sector imobiliário americano, provocada pela crise dos créditos imobiliários de risco designados como"subprime", provocou um agravamento das condições de crédito, prejudicial à actividade económica.

    Economistas e analistas estimam que uma retoma do mercado imobiliário dará um sinal positivo aos mercados financeiros e oferecerá melhores perspectivas para o crescimento económico,

    O fim da diminuição de preços do imobiliário é uma "condição sine qua non para o fim da crise financeira mundial actual", acrescenta Greenspan.

    Sobre as soluções governamentais para salvar os dois gigantes do refinanciamento hipotecário americano Fannie Mae e Freddie Mac, destruídas pela confusão dos "subprime", Alan Greenspan considera que eles são "maus".

    Vítimas da deterioração do mercado do imobiliário e do curso da evolução bolsista, Freddie Mac e a sua irmã gémea Fannie Mae conhecem, desde Julho, uma crise que necessitou da intervenção do departamento do Tesouro.

    As autoridades puseram em acção um plano de salvamento, validado pelo Congresso e assinado pelo presidente Georges W. Bush, que permite ao tesouro adquirir acções dos dois organismos para lhes emprestar mais dinheiro até ao fim de 2009.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados