Açoriano Oriental
Portugal pode ajudar Europa a estabelecer um ‘plano Marshall’ para África

O presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, disse esta quarta-feira, em Estrasburgo, que Portugal pode ter um papel muito importante na definição de uma estratégia, “um verdadeiro plano Marshall”, para África.

Portugal pode ajudar Europa a estabelecer um ‘plano Marshall’ para África

Autor: Lusa/AO online

Numa conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro português, depois de este ter discursado no hemiciclo de Estrasburgo no quadro do ciclo de debates sobre o Futuro da Europa, Tajani disse que um dos grandes problemas que a Europa enfrenta e tem que solucionar é o da imigração ilegal e clandestina, matéria que revelou ter abordado com António Costa numa reunião de trabalho que antecedeu o debate.

“É preciso resolver este problema, é preciso ter uma estratégia, um verdadeiro plano Marshall para África. Por isso é que eu disse, na reunião que tivemos hoje de manhã, que Portugal pode desempenhar um papel muito importante para ajudar a Europa a resolver este problema em África”, declarou o presidente da assembleia.

António Costa disse partilhar a opinião de Tajani de que “é preciso ter um verdadeiro plano” para África, o que passa necessariamente por atacar as fontes do problema, o que significa “ajudar ao desenvolvimento e à paz em África”.

“Nós não temos uma grande pressão migratória, mas partilhamos [o problema]. É uma questão para Portugal porque é uma questão europeia (…) E precisamos de encontrar uma forma solidária de partilhar a nossa responsabilidade comum, de assegurar proteção humanitária a todos os que dela precisam”, disse o primeiro-ministro.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados