Açoriano Oriental
Portugal ainda não foi notificado de carne bovina contaminada com dioxinas
Portugal ainda não recebeu qualquer notificação oficial de contaminação de carne bovina com dioxinas na República da Irlanda, anunciou hoje o Ministério da Agricultura.
Portugal ainda não foi notificado de carne bovina contaminada com dioxinas

Autor: Lusa/AO Online
 Caso se verifique, a notificação será feita através do Sistema de Alerta Rápido da União Europeia para Rações e Alimentos, como aconteceu na segunda-feira em relação à carne de porco.

    O ministro da Agricultura da Irlanda, Brendan Smith, referiu hoje que o gado bovino alimentado com as mesmas rações contaminadas com dioxinas dadas aos porcos também está contaminado, mas a carne não representa risco para a saúde pública e é apta para consumo.

    Foram realizados testes em 11 unidades e três deles revelaram níveis superiores ao normal autorizado do poluente cancerígeno PCB semelhante à dioxina, precisou o governante em conferência de imprensa, embora ressalvasse os "riscos extremamente reduzidos" da carne destes bovinos.

    A Comissão Europeia confirmou que uma fábrica de rações para animais está directamente relacionada com a contaminação dos suínos na Irlanda.

    "As rações contaminadas foram entregues em 10 unidades de produção de suínos e 38 de bovinos, bem como em outras nove da província britânica da Irlanda do Norte", revelou Nina Papadoulaki, porta-voz da Comissão Europeia para o sector da Saúde.

    Brendan Smith insistiu em que não foi exigida até agora a retirada de produtos de carne bovina irlandesa dos mercados nacional e estrangeiro, ao contrário do que aconteceu com os produtos de carne de porco.

    O ministro adiantou que nas três unidades de produção de bovinos o gado não será abatido e a sua carne colocada nos mercados até se apurarem os níveis de dioxina.

    Alan O'Reilly, director-executivo adjunto da Autoridade Alimentar da Irlanda, assegurou que os níveis de dioxina detectados naquelas três unidades está duas a três vezes acima do normal.

    No caso da carne de porco, os níveis de dioxina detectados estavam 80 a 200 vezes acima do normal, levando O´Reilly a concluir: "Há de facto uma enorme diferença".

    A indústria irlandesa do sector emprega mais de 5.000 pessoas e representa um volume de negócios de 1,500 milhões de euros, com exportações para duas dezenas de países, o principal dos quais é o vizinho Reino Unido, seguido do Japão, França e Alemanha.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados