Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária Antero de Quental

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Performance “Conversas d’Armário” inaugurou as comemorações do Orgulho. O Quiosque Ala desenhou um espaço de reflexão muito inspirador.



No dia 10 de julho, às 19h00, o quiosque Largo dos Artistas foi palco da performance “Conversas d’Armário”, realizada por Sandro Amaro, aluno finalista de Artes Visuais da Escola Secundária Antero de Quental, em cocriação com Tatiana Sousa, antiga discente da mesma escola. A performance marcou o início das comemorações do Orgulho e destacou a importância de sermos autênticos.

Esta manifestação artística abordou as angústias e repressões enfrentadas por cada indivíduo que se esconde, utilizando um armário, várias camadas de roupa e fitas, aludindo às experiências de “sair do armário” e transmitindo a coragem e o orgulho de sermos simplesmente quem somos.

Realizada no quiosque Largo dos Artistas, conhecido como sendo um espaço de encontro e diálogo, a performance proporcionou uma experiência enriquecedora e emotiva para o público presente. A inesperada interação entre Sandro Amaro com a sua mãe conferiu à obra uma dimensão muito pessoal, evidenciando a importância do apoio familiar na construção da identidade.

“Conversas d’Armário” marcou o início das comemorações do Orgulho, trouxe à tona questões relevantes sobre a busca pela aceitação e a superação de barreiras sociais e despertou reflexões sobre a importância do diálogo e da inclusão, reforçando a necessidade de uma sociedade mais acolhedora e respeitosa.

Esta ação foi demonstrativa de que a arte é uma ferramenta de transformação social, estimulando o público a refletir sobre as suas próprias vivências e sobre a importância do respeito pela diversidade.

As comemorações do Orgulho continuarão até dia 15 de julho com uma programação diversificada, incluindo conversas, cinema, outras performances, oficinas, jantar, marcha e arraial.

O quiosque Ala continuará a ser um espaço de encontro e diálogo, promovendo a inclusão e a troca entre diferentes grupos e comunidades.

AO Escolas

Oferta Formativa 2024.2026
A Escola Profissional da Povoação irá iniciar 4 novos cursos para o triénio 2024.2026. As inscrições ainda se encontram abertas. Aceda a este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU9iFeqOzPByJMXYP2eAz4y2qGhpyLYCu1F3HT8puFnIY3bg/viewform e faça a sua inscrição!
 
Escola Profissional da Povoação
Ano Letivo 2024/2025
Encontra-se aberto, até ao próximo dia 15 de agosto de 2024, concurso para formadores externos.
 
EPROSEC - Escola Profissional
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
O projeto Cine Escola da E.S. Lagoa integra o Plano Nacional de Cinema, coordenado pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo promover a literacia cinematográfica. Foram realizadas quatro modalidades de atividades tendo como ponto de partida o catálogo de filmes disponibilizado na plataforma online do Plano Nacional de Cinema.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

"Economistas pedem urgência na revisão da LFRA" é a manchete do Açoriano Oriental
A Lei de Finanças das Regiões Autónomas (LFRA) esteve em debate na Conferência "Finanças Públicas Regionais". O assunto está em destaque no Açoriano Oriental de sábado, 13 de setembro de 2025. 
 
Praia da Vitória acolhe conferência internacional “Açores, do Oceano ao Espaço”
O papel geopolítico e geoeconómico dos Açores vai estar em debate, nos próximos dias 18 e 19 de setembro, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, na Praia da Vitória, com a realização da conferência Internacional “Açores, do Oceano ao Espaço”, promovida pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), no âmbito da celebração do 40º aniversário da fundação
 
Confrarias do Vinho vão entronizar novos confrades
As confrarias do Vinho Verdelho dos Biscoitos e da Alcatra da Ilha Terceira vão entronizar novos confrades, amanhã, dia 13 de setembro, na igreja do Castelo de São João Batista, em Angra do Heroísmo
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.